Global PBL 2018 na FCT NOVA - DEMI / UNIDEMI

14-07-2018

Global PBL

A edição de 2018 da gPBL tem como organizadores:

• - Shibaura Institute of Technology (SIT), Tóquio, Japão;
  • - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), Portugal;
  • - King Mongkut’s University of Technology, Thonburi (KMUTT), Tailândia;
  • - Chulalongkorn University (Chula. Univ.).

Os objetivos do programa visam:

• - desenvolvimento da capacidade de resolução sintética de problemas;
  • - introdução dos conceitos de “Systems thinking”, “Systems Method (Engineering Method)”, e “Systems Management (Project Management)”;
  • - experiência de trabalho em equipas internacionais e interdisciplinares.

As equipas são mistas, constituídas por estudantes japoneses, tailandeses e portugueses de diferentes anos e ramos de licenciaturas e de mestrados.

Há professores e monitores japoneses, tailandeses e portugueses.

Todas as atividades e toda a comunicação são desenvolvidas em inglês.

Os estudantes trabalham em equipas. Cada equipa terá que construir um processo de resolução de problemas indicados pelos professores. As equipas começam pela recolha de requisitos e necessidades do meio ambiente, da sociedade, do mercado, etc. A seguir, definem o problema. A última etapa é dedicada ao desenvolvimento de uma proposta de solução do problema.

Cada grupo prepara uma apresentação das propostas desenvolvidas por eles. No último dia haverá a apresentação das propostas de todos os grupos. Um júri irá escolher um grupo vencedor com a melhor proposta.

Um dos dias do gPBL é passado integralmente fora do campus universitário, num ambiente de viagem pelo país, com o objetivo de integrar melhor os participantes, criar um espírito de equipa e de grupo.

A maior parte das atividades é desenvolvida em forma de jogos e atividades lúdicas.

Na parte teórica os estudantes têm oportunidade de aprender e aplicar algumas técnicas e ferramentas analíticas (Brainstorming, KJ method, Mind map, Kano model, Kando Quality, QFD, TRIZ, 5W1H, Logical tree, Matrix method, A3 Material, etc.).