FCT NOVA recebe Conferência Nacional Scientix

13-09-2018

Educação científica: desafios atuais e inovação é o tema da Conferência Nacional Scientix a ter lugar dia 21 de setembro na FCT NOVA.

O evento organizado pela Direção Geral da Educação, no âmbito do Scientix 3, promove o encontro entre a comunidade pedagógica das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Tem como objetivo criar condições para a reflexão e partilha de conhecimento de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino.

O impacto da ciência e tecnologia na vida moderna, com importantes implicações éticas, sociais, económicas e políticas, exige uma participação crescente do cidadão. Deste modo a educação tem um papel importante na formação de jovens que devem ficar cada vez mais preparados para lidar e responder adequadamente aos diversos desafios. No caso da STEM acresce a necessidade de conseguir motivar os estudantes para enfrentarem carreiras científicas de sucesso.

O evento contará com a presença do Diretor Geral de Educação, Diretor da FCT NOVA, o representante do Projeto Scientix e a Presidente da Câmara de Almada.

O Projeto Scientix é uma iniciativa da European Schoolnet em representação da Comissão Europeia com 9 anos de existência, promovendo o avanço nas metodologias pedagógicas assim como o debate em torno da educação técnico-científica através de eventos e atividades que aproximam as comunidades docentes. O projeto europeu inclui ainda núcleos nacionais que aproximam as comunidades locais.

Conheça o programa aqui.