A Engenharia também é Feminina

22-10-2018

Mais mulheres nas engenharias é o mote da participação da FCT NOVA no projeto “Engenheiras por um dia, que arranca para a sua segunda edição.

A FCT NOVA alia-se mais uma vez a um programa que quer combater a descriminação, caminhar para a igualdade e abrir os horizontes das estudantes para a carreira em engenharia técnica.

O objetivo central do projeto é promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. As escolas participantes irão proporcionar palestras, visitas a empresas e núcleos tecnológicos ou mesmo a universidades de engenharia, para promover o contacto com estudantes da área.

A FCT NOVA sempre se orgulhou de promover o conhecimento e de atrair jovens para as áreas das engenharias e ciência de forma democrática. Entre as iniciativas com foco na promoção de igualdade de géneros contam-se eventos como o Technovation Challenge e o ITC Girls. Além destes acrescentam-se inciativas mais abrangentes  promovidas pela própria Faculdade, sendo bons exemplos o FCT NOVA CHALLENGE e a EXPO FCT, a participação em consórcios tais como os impulsionadores da Noite Europeia das Investigadores, e a colaboração com o Ciência Viva.

A segunda edição “Engenheiras por um dia” promovida pelo Governo está integrada na "Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação Portugal + Igual" foi apresentada na passada quarta-feira, 17 de outubro, no Newsmuseum em Sintra, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

O evento foi pontuado pelos discursos da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa Maria Manuel Leitão Marques, da Secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade Rosa Monteiro, do Diretor do Newsmuseum Rodrigo Moita de Deus, da Diretora do Departamento de Solidariedade e Inovação da Câmara Municipal de Sintra Ana Maria Couto, de Teresa Alvarez da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, da Professora Sara Falcão Casaca, de Paula Pereira da EDP, e Margarida Mateus da Fundação Aga Khan em representação da Carta Portuguesa para a Diversidade.

A coordenação técnica do projeto, a cargo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género (CIG), conta com a parceria da Ordem dos Engenheiros, da Carta Portuguesa para a Diversidade e do Instituto Superior Técnico.