Aluna de doutoramento da FCT NOVA distinguida no concurso de excelência Fraunhofer Portugal Challenge

16-11-2018

Filipa Ferrada, recentemente doutorada pelo Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e Computadores da FCT NOVA, orientada pelo Professor Luis Camarinha-Matos, recebeu no dia 31 de outubro de 2018 o prémio de 3.º lugar no âmbito do Concurso Fraunhofer Portugal Challenge 2018, relativamente à melhor ideia baseada em Tese de Doutoramento, com “A Modeling Framework for Assessing Emotions in Collaborative Networks”.

A ideia deste trabalho assenta numa inovadora aproximação capaz de “sentir” uma vertente cognitiva das redes colaborativas empresariais através da apreciação/avaliação do estado/saúde “emocional” da rede como um todo, e também dos seus participantes. De forma a apoiar os gestores e decisores a melhorar o desempenho das redes existentes, esta abordagem inspira-se nalguns dos modelos desenvolvidos nas áreas da psicologia humana, sociologia e affective computing. A ideia que está subjacente é a de “pedir emprestado” o conceito de emoção humana e aplicá-lo no contexto das redes colaborativas empresariais, dando aos seus intervenientes a capacidade de “sentir emoções”. Para tal, o trabalho propõe uma framework de modelação denominada C-EMO.

O Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso de ideias, organizado desde 2010, que pretende distinguir estudantes de universidades portuguesas que tenham desenvolvido teses de Mestrado ou de Doutoramento de excelência e cuja investigação de utilidade prática se focou nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Multimédia e outras ciências conexas.

Conheça o nosso Departamento de Engenharia Electrotécnica

Saiba mais sobre a nossa oferta educativa.