Anúncio de bolsa de gestão de ciência e tecnologia (uma vaga)

09-11-2018

1. Tipo de bolsa e financiador

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia, no âmbito do projecto Programa Doutoral em Alterações Climáticas Políticas de Desenvolvimento e Sustentável.

2. Candidatos e requisitos

Os candidatos devem ser detentores do grau de Licenciado ou Mestre em Economia, concluído há mais de cinco anos, de pós-graduação em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável, ou áreas afins, e experiência demonstrada por currículo no domínio das questões de género. São ainda requisitos preferenciais:

-        Motivação para a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos conceitos;

-        Publicações e/ou comunicações científicas na área;

-        Boas capacidades de trabalho, quer em autonomia quer em equipa;

-        Experiência de desenvolvimento e gestão de projectos;

-        Bom domínio da língua inglesa.

3. Condições financeiras e de trabalho

Montante: A bolsa terá um valor de 750 €/mês, acrescido do seguro social voluntário caso o(a) bolseiro(a) o pretenda, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Duração: a bolsa terá a duração de três meses, não renovável, com início no mais curto prazo praticável após a conclusão do processo de recrutamento.

Tarefas a desenvolver: gestão executiva do projecto do âmbito do CENSE, FCT NOVA, sob supervisão do investigador responsável; identificação de temas com potencial de investigação no domínio de “género e gestão da água”, incluindo a revisão de legislação e literatura e a seleção de casos de estudo relevantes.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, FCT NOVA, Campus da Caparica, sob orientação do Prof. Rui Ferreira dos Santos.

4. Prazo e modo de candidatura

O concurso encontra-se aberto no período de 20 de novembro a 3 de dezembro de 2018.  As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento PDF único contendo carta de motivação (1 pág.), curriculum vitae sumário (2-3 pág.), cópia do certificado de habilitações e cópia do BI/CC; o nome deste documento deve conter o nome abreviado do candidato. As candidaturas devem ser remetidas para o email <rfs@fct.unl.pt>, indicando no Assunto “Candidatura PDACPDS”.

5. Selecção e notificação

Júri de selecção: Prof. Rui Ferreira dos Santos (presidente), Profª Júlia Seixas e Profª Paula Antunes (vogais).

Critérios de selecção: avaliação curricular com ênfase nas matérias relevantes para o trabalho (70%); motivação demonstrada para o trabalho (30%). O júri poderá optar por convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuídos os pesos de 50% à avaliação curricular e 50% à entrevista.

Notificação: os candidatos serão notificados da aprovação ou não da bolsa, ou convocados para uma entrevista, através de email.

6. Legislação e regulamentação aplicável

- Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-lei nº 202/2012 de 27 de Agosto, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, Lei nº 12/2013 de 29 de Janeiro e Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de Julho);

- Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/regulamento_de_bolsas_de_inv...);

- Subsidiariamente, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).