Notícias

Notícias

Anúncio de bolsa de gestão de ciência e tecnologia (uma vaga)

27-11-2018

1. Tipo de bolsa e financiador

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia, no âmbito do projeto “PES”, financiado pelo Fundo Ambiental (ref. FCT NOVA: DCEA.PS.481.FAmb.RS)

2. Candidatos e requisitos

Os candidatos devem ser detentores do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, concluído há mais de cinco anos, e experiência demonstrada por currículo nos domínios da gestão de áreas protegidas, análise de ciclo de vida, e indicadores de desempenho ambiental focados no território. São ainda fatores de avaliação preferenciais:

  • Motivação para a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos conceitos;
  • Publicações e/ou comunicações científicas na área;
  • Boas capacidades de trabalho, quer em autonomia quer em equipa;
  • Experiência de desenvolvimento e gestão de projetos;
  • Bom domínio da língua inglesa;
  • Disponibilidade para viagens no País.
3. Condições financeiras e de trabalho

Montante: Dependendo da experiência, a bolsa terá um valor de 1100 a 1200 €/mês, acrescido do seguro social voluntário, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Duração: a bolsa terá a duração de três meses, renovável, com início no mais curto prazo praticável após a conclusão do processo de recrutamento.

Tarefas a desenvolver: gestão das componentes do projeto relativas aos serviços recreativos e ao sequestro de carbono nos ecossistemas, sob supervisão do investigador responsável; contacto com stakeholders e tratamento de dados daí resultante; desenvolvimento de propostas sobre pagamento de serviços dos ecossistemas nas componentes referidas.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, FCT NOVA, Campus da Caparica, sob orientação do Prof. João Joanaz de Melo.

4. Prazo e modo de candidatura

O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 21 de dezembro de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento PDF único contendo carta de motivação (1 pág.), curriculum vitae sumário (2-3 pág.), cópia do certificado de habilitações e cópia do BI/CC; o nome do documento PDF deve conter o nome abreviado do candidato. As candidaturas devem ser remetidas para o email <jjm@fct.unl.pt>, indicando no Assunto “Candidatura bolsa PES”.

5. Seleção e notificação

Júri de seleção: Prof. Rui Ferreira dos Santos (presidente), Prof. João Joanaz de Melo e Profª Paula Antunes (vogais).

Critérios de seleção: avaliação curricular com ênfase nas matérias relevantes para o trabalho (60%); motivação demonstrada para o trabalho (40%). O júri poderá optar por convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuídos os pesos de 50% à avaliação curricular e 50% à entrevista.

Notificação: os candidatos serão notificados da aprovação ou não da bolsa, ou convocados para uma entrevista, através de email.

6. Legislação e regulamentação aplicável

- Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-lei nº 202/2012 de 27 de Agosto, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, Lei nº 12/2013 de 29 de Janeiro e Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de Julho);

- Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/regulamento_de_bolsas_de_inv...);

- Subsidiariamente, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).