Notícias

Notícias

A mais nova spin off da FCT NOVA vai tornar a cosmética mais ecológica

22-11-2018

A investigação da FCT NOVA reforça o seu alinhamento com o mercado com a mais recente spin off, Des Solutio, que pretende desenvolver produtos seguros e ecológicos. A Des Solutio é o resultado da aposta comercial à volta do estudo que a Professora Ana Rita Duarte e o Doutor Alexandre Paiva têm vindo a desenvolver sobre solventes naturais.

Esta investigação já atraiu o interesse de vários grandes grupos industriais, incluindo um gigante global de produtos de beleza, com mais de 26 bilhões de euros por ano em vendas, e uma grande empresa farmacêutica.

A Des Solutio está a desenvolver novas aplicações para usar Solventes Eutéticos Naturais (NADES) em cosméticos e/ou nutracêuticos, como por exemplo em substituição de solventes orgânicos tóxicos, como o etanol, empregados atualmente. Os solventes são comumente usados numa ampla gama de indústrias para extrair ingredientes ativos de matrizes naturais, como azeite, hortelã ou algas marinhas, para aromatizar e perfumar seus produtos, aumentar a estabilidade e o prazo de validade dos bioativos.

 Os NADES oferecem muitos benefícios em relação aos solventes existentes. São inteiramente derivados de compostos naturais, como ácidos orgânicos, aminoácidos e açúcares, encontrados numa vasta gama de plantas e não são derivados de produtos petroquímicos. Obedecendo à filosofia da química verde, há já uma vasta gama de NADES identificados, que podem ser combinados para extrair ingredientes ativos específicos. Para além disso, e ao contrário dos solventes convencionais, alguns dos quais são muito tóxicos para uso na pele ou nos alimentos, não há necessidade de recuperar um ingrediente ativo do NADES.

Outras vantagens da tecnologia incluem um aumento da solubilidade, permeabilidade e biodisponibilidade dos compostos ativos, aliados ao facto destes solventes serem biodegradáveis e permitirem processos de produção mais ecológicos.

 A Frontier IP, especialista em comercializar propriedade intelectual universitária, adquiriu uma participação de 25% na Des Solutio.

Em troca da sua participação, a Frontier IP fornecerá à Des Solutio uma ampla gama de serviços de comercialização, incluindo negociação de contratos e identificação de potenciais parceiros do setor para validar e expandir a tecnologia.

A Des Solutio é mais um sinal da dinâmica crescente da parceria da FCT NOVA com a Frontier IP. É a segunda spin off da FCT NOVA em que a Frontier IP aposta, depois da NTPE, uma empresa que desenvolve novas tecnologias para imprimir circuitos eletrônicos, sensores e semicondutores em papel.