Plateia cheia para ouvir falar sobre lixo marinho no Dia Nacional Do Mar

20-11-2018

Dia do mar

O Dia Nacional do Mar foi marcado na FCT NOVA com a presença do Capitão Charles Moore, do investigador e antigo aluno João Frias e com a demonstração de reciclagem pela OPO-LAB.

Foram mais de 450 pessoas que, no dia 16 de novembro, encheram o Grande Auditório do campus de Caparica, para ouvir em primeira mão os testemunhos do Capitão Charles Moore e do investigador João Frias.

A sessão começou às 14h00 da tarde com as intervenções de José Moura, Diretor da Biblioteca da FCT NOVA, e Paula Sobral, Docente do Departamento de Engenharia e Ciências do Ambiente e Investigadora do MARE.

João Frias, antigo aluno e atualmente a trabalhar no Galway-Mayo Institute of Technology, na Irlanda, apresentou resultados recentes do seu trabalho nesta área. Acresce ainda que o investigador colabora com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho que, desde 2015, desenvolve campanhas de limpeza em praias e de sensibilização da sociedade em geral para este tema preocupante.

Seguiu-se a apresentação do Capitão Charles Moore que estabeleceu um paralelo entre o problema do lixo no mar e as dimensões do aquecimento global. Assumindo-se como observador, o Capitão desde que descobriu lixo na zona mais remota dos oceanos, anda a observar como diferentes parâmetros controlam a distribuição do lixo nos oceanos. Entre os diversos alertas, o Capitão referiu a presença detetada de microplásticos em cérebros de peixe, o que demonstra que estes componentes podem atravessar a barreira hematoencefálica chegando aos neurónios.

O Dia Nacional do Mar continuou com a demonstração da reutilização de plástico pelo OPO-LAB, em representação do Precious Plastic Portugal. Pode ainda ser visto na fachada da Biblioteca do Campus o mural “Impossible bottle”, uma criação de Matilde Sousa, André Pereira, Hugo Almeida, alusiva ao tema

O encontro resultou da parceria da Biblioteca da FCT NOVA com o American Corners de Portugal (Embaixada dos Estados Unidos), o DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a APLM (Associação Portuguesa para o Lixo Marinho) .

Professor José Moura

Professora Paula Sobral