Daniela Penas, aluna do programa RaBBiT da FCT NOVA, publica na prestigiada revista Angewandte Chemie

12-12-2018

Daniela Penas, recentemente doutorada pela FCT NOVA, publicou um artigo na revista Angewandte Chemie.

Esta revista, de elevado Fator de Impacto (12,102 em 2017) mantém uma posição de liderança entre os periódicos na área da Química. Os artigos, criteriosamente selecionados, reportam as mais recentes descobertas a nível de investigação fundamental e aplicada nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Catálise, Química de Coordenação, Química Organometálica, Química Bioorgânica, Química Supramolecular, Química Física, Química Teórica, Ciência dos Materiais, Química Macromolecular, Química Computacional, Biologia Molecular, Biologia Química, Bioquímica e Química Bioanalítica.

O artigo Direct evidence for ferrous ions oxidation and incorporation in absence of oxidants by Dps from Marinobacter hydrocarbonoclasticus.” agora disponível para todos os interessados, é obra em coautoria da aluna e dos Professores Alice S. Pereira e Pedro Tavares.

As ferritinas são enzimas multifuncionais presentes em todos os seres vivos que possuem um papel de armazenamento e regulação da quantidade de ferro, bem como de controlo de stress oxidativo ao nível celular, permitindo assim a utilização pelos seres vivos de um elemento químico, o ferro, extremamente necessário à vida na terra.

O artigo vem elucidar descreve um nova função catalítica de uma mini-ferritina bacteriana, podendo levar a uma melhor compreensão da utilização deste tipo de enzimas em diversas áreas, tais como biofísica, bionanotecnologia ou biomedicina.

O programa doutoral RaBBiT conta neste momento com mais de 30 alunos inscritos a realizar trabalho de doutoramento na FCT NOVA e em instituições parceiras no Reino Unido, Espanha e Áustria.

Conheça os nossos programas doutorais aqui.