NOVA ganha bolsas no valor de 60 mil euros para investigação paleontológica

31-01-2019

Universidade NOVA ganha duas bolsas de investigação em paleontologia do concurso lançado pelo Dino Parque.

Os três projetos científicos  vencedores vão ser financiados através de lucros obtidos com a venda de cadernetas de cromos em diferentes supermercados de todo o país, explicou o diretor científico do Parque dos Dinossauros da Lourinhã, Simão Mateus, em declarações à agência Lusa.

A venda das cadernetas atingiu 74.289 euros que permitiram financiar os projetos vencedores com bolsas de investigação lançadas pelo Dino Parque.

A Universidade NOVA e o Museu da Lourinhã, têm 29.734 euros para aplicar num estudo sobre micro animais vertebrados que viveram em território português durante o Jurássico Superior, há 150 milhões de anos. Liderado pelos paleontólogos Octávio Mateus e Miguel Moreno-Azanza, este trabalho vai contar com voluntários num esforço de envolver os cidadãos na ciência, fazer novas descobertas e conhecer a fauna que vivia com dinossauros.

O segundo projeto financiado com 29.915 euros é novamente da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Este investimento servirá para estudar o dinossauro carnívoro 'baryonix', descoberto primeiro em Inglaterra e anos mais tarde em Portugal, com vestígios encontrados no Cabo Espichel.

Os restantes 14.640 euros foram entregues ao Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e destinam-se a financiar a investigação relacionada com o dinossauro herbívoro 'Miragaia Longicollum', dinossauro com um dos esqueletos de dinossauros mais completos do país.

Conheça o nosso Departamento de Ciências da Terra.

Na Imprensa

"Caderneta de cromos financia estudo de dinossauros na Lourinhã" (Público)

"Cidadãos de todo o país financiam investigações sobre dinossauros na Lourinhã" (RTP)

"Cidadãos de todo o país financiam investigações sobre dinossauros na Lourinhã" (Diário de Notícias)