Antiga aluna, Diana Madeira, premiada com uma Medalha de Honra L'Oréal Portugal para Mulheres na Ciência

28-02-2019

Diana Madeira

Diana Madeira, investigadora de pós-doutoramento no laboratório BioTox da UCIBIO  e antiga aluna de doutoramento da FCT NOVA, foi distinguida com uma Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

O projeto tem como objetivo perceber como os organismos marinhos respondem às alterações climáticas e poluição ao longo das gerações. Diana Madeira explica que “pretende estudar quais os mecanismos moleculares e celulares que os organismos marinhos induzem para responder a um ambiente em mudança e como essas medidas se relacionam com parâmetros de sobrevivência e sucesso reprodutivo numa escala de tempo alargada (mecanismos de plasticidade transgeracional)”.

A maioria dos estudos referentes aos impactos das alterações globais nos organismos marinhos foca-se apenas numa única geração, limitando a previsão do que poderá acontecer a longo-prazo. Simultaneamente, os mecanismos moleculares que ditam a capacidade que os organismos têm para lidar com o stress ao longo das gerações são ainda pouco conhecidos. “Assim, pretende-se conhecer a vulnerabilidade a longo-prazo (várias gerações) das espécies marinhas às alterações globais e perceber o porquê dessa vulnerabilidade, de forma a podermos melhorar e adaptar a gestão dos recursos marinhos e manter a sustentabilidade dos oceanos”, conclui Diana Madeira.

Além de Diana Madeira, foram premiadas também Patrícia Reis, da Faculdade de Medicina-ULisboa, Joana Cabral, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e Joana Caldeira, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S / INEB).

O Programa Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L'Oréal Portugal e é desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o intuito de "apoiar e motivar cientistas em início de carreira a prosseguir projetos relevantes na área da saúde e do ambiente".

Conheça os nossos programas doutorais aqui.

Na imprensa

"Diana Madeira estudou resposta das espécies marinhas" (Antena 1)

"Prémio Mulheres na Ciência distingue estudos sobre redes cerebrais e regeneração" (Diário da Saúde)

"Prémio Mulheres na Ciência distingue estudos sobre redes cerebrais e regeneração" (Diário de Notícas da Madeira)