Notícias

Notícias

Livro “Mulheres na Ciência” destaca quatro investigadoras da FCT NOVA

12-03-2019

Ana Aguiar-Ricardo, Júlia Seixas, Maria Ascensão Reis e Paula Sobral, docentes e investigadoras da FCT NOVA, são as mais recentes homenageadas do livro “Mulheres na Ciência”, promovido pela Ciência Viva.

O livro reúne fotografias e citações de mais de 100 cientistas das mais diversas áreas. “Convidámos investigadoras eméritas, cientistas séniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias", refere Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

Para Ana Aguiar-Ricardo, docente do Departamento de Química e investigadora no LAQV/Requimte, inspirar outros a abraçar o desafio de ajudar a tornar a indústria mais verde é uma grande paixão que leva para o laboratório, para a sala de aula e para o dia-a-dia.”

Júlia Seixas, docente e Presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e investigadora no CENSE, afirma: ”Apaixona-me investigar como podemos ser felizes preservando os ciclos naturais que regulam tudo o que somos.”

Maria Ascensão Reis, docente do Departamento de Química e investigadora no UCIBIO, assegura que “fazer ciência dá-nos a oportunidade de contribuir para a formação de jovens investigadores”.

“Move-me a curiosidade e o desafio de dar resposta aos crescentes impactos das atividades humanas no oceano, em particular o problema global da poluição por plásticos e microplásticos que é hoje a minha causa, por um mundo melhor", explica Paula Sobral, docente do  Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e investigadora no MARE.

Estes nomes juntam-se a Elvira Fortunato, Rita Almeida Ribeiro, Maria João Romão, Isabel Moura, Paulina Mata, Ana Maria Lobo e a Ana Cecília Roque que integraram a primeira edição do livro “Mulheres na Ciência” que tem vindo a ser atualizado desde 2016. 

A FCT NOVA congratula-se do reconhecido sucesso nacional e internacional conquistado pelas nossas Investigadoras.

Muitos Parabéns! 

O livro pode ser consultado online aqui.

Notícias relacionadas:

Investigadoras FCT NOVA homenageadas na exposição ‘’Mulheres na Ciência’’

Professora Paulina Mata distinguida como "Mulher Cientista" pela "Ciência Viva"