Cerimónia de Abertura da EUSO 2019 dia 5 de maio às 10h00 na FCT NOVA

29-04-2019

A Cerimónia de Abertura da EUSO 2019-Olimpíada da Ciência da União Europeia terá lugar no dia 5 de maio de 2019, às 10h00, no Grande Auditório da FCT NOVA.

A Olimpíada da Ciência da União Europeia vai realizar-se pela primeira vez em Portugal, com as provas a terem lugar nos laboratórios da FCT NOVA.
Portugal participa nesta competição, que em 2017 envolveu a participação de 25 países europeus, desde 2008. Nesse ano, Portugal participou na qualidade de observador, tendo participado desde então na qualidade de participante pleno e a conseguir bons resultados. Em 2017, uma das equipas portuguesas conquistou uma medalha de prata. No ano anterior, foi a medalha de ouro. Em 2012 as duas equipas participantes obtiveram medalhas de prata e em 2013 também foi uma medalha de prata para uma das equipas lusas.

A grande diferença em relação a competições semelhante reside no facto de as provas serem multidisciplinares, integradas e práticas e em ser uma competição por equipas.
Esta prova proporciona aos jovens estudantes da UE uma plataforma para mostrar as suas capacidades científicas, além de desafiar e estimular os talentos dos estudantes de ciências da UE e promover a sua carreira como cientistas.

As tarefas da EUSO (experiências) são intelectualmente desafiadoras e exigem trabalho de equipa, capacidade de resolução de problemas, construção de conhecimento e pensamento de ordem superior. As provas exigem a interpretação de dados experimentais, facilitam a manipulação de informações e ideias, incentivam a comunicação entre os membros da equipa e frequentemente permitem soluções alternativas.

A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela FCT NOVA, pela Câmara Municipal de Almada, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.