EXPO FCT 2019 de portas abertas a 24 de Abril

16-04-2019

Pelo 13.º ano consecutivo, a FCT NOVA acolhe a EXPO FCT, no Campus de Caparica, envolvendo todos os Departamentos e Núcleos da Associação de Estudantes para um dia de portas abertas. A EXPO FCT “ver para escolher”, constitui uma mostra de atividades nas áreas das ciências e engenharia, sendo deste modo uma excelente oportunidade para esclarecer as tuas dúvidas e ajudar nas tuas escolhas de áreas para a continuação de estudos.

As atividades ao teu dispor são especialmente pensadas para estimular a tua curiosidade e despertar o teu interesse sobre as mais variadas profissões em Ciência e Engenharia. "Sustentabilidade", "Internet, relações pessoais e opinião pública: caminhamos para o céu ou para o inferno?" e  "À Descoberta da Tabela Periódica", são alguns dos destaques para este ano.

Com as comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, resolução das Nações Unidas e da UNESCO que celebra a criação de uma das ferramentas mais importantes que intervém em todas as áreas de conhecimento científico, foram criadas atividades especiais. Entre as demonstrações, podes descobrir a luminescência dos elementos, como é que o carbono pode ser usado na eletrónica, o espetro da luz emitida por H, He, O e Ne e que grande parte dos elementos químicos usados diariamente é extraída de minerais.

José Legatheaux, docente no Departamento de Informática e um dos pioneiros da internet em Portugal, preparou uma palestra sobre a Internet, relações pessoais e opinião pública. Vem peceber como a tecnologia em si mesma não é boa ou má para as pessoas. São as pessoas que têm de decidir como querem utilizar a tecnologia: para o bem ou para o mal.

A Presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, coordenadora do Climate-Kic Hub Portugal desde 2016, Júlia Seixas, também estará no campus da Caparica a explicar como devemos trabalhar para um mundo mais sustentável.

Além disso, ainda podes ganhar prémios! A FCT NOVA promove o concurso fotográfico Picture This! , que te propõe fotografares as atividades e o ambiente da EXPO FCT e as partilhares nas redes sociais.

O ano passado, a EXPO FCT NOVA contou com a participação de cerca de 5000 estudantes e 300 professores dos 10.º, 11.º e 12.ºanos de escolaridade, abrangendo 70 escolas secundárias. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Campus da Faculdade, os seus Departamentos, assistir e participar nas mais de 150 atividades disponíveis, entre demonstrações, experiências laboratoriais, jogos de índole pedagógico e outras de carácter lúdico e desportivo.

Se depois desta visita quiseres ficar a conhecer a FCT NOVA de forma mais personalizada poderás inscrever-te aqui.

Lê o primeiro jornal da EXPO FCT  aqui.