Notícias

Notícias

Atribuição de Bolsa de Iniciação à Investigação Científica (BIC) - Referência RObUST/BIC/FCT-NOVA/06-2019

23-05-2019

No período de 10 a 21 de junho de 2019, encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação Científica (BIC) para desenvolvimento de atividades de I&DT no âmbito do projeto “RObUST”, financiado pela Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa ao Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho, bem como pelo Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (regulamento nº 234/2012, de 25 de junho de 2012) e pelo Regulamento de Bolsas da FCT-UNL.

Nome do Projeto: RObUST – “Economia Circular Aplicada à Borracha de Pneus: Valorização Material, Química e Energética”

Duração do Projeto: 01 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019 (com pedido, à Valorpneu, de extensão do fim do prazo do projeto até ao final de fevereiro de 2020).

Tipo de Bolsa: Bolsa de Iniciação à Investigação Científica (BIC).

Domínios: Engenharia Química, Química Aplicada, Engenharia do Ambiente, Engenharia de Materiais, Engenharia das Energias Renováveis e áreas afins.

Plano de Trabalhos: Caracterização química de borrachas de pneus usados; Caracterização textural, física e química de carbonizados produzidos a partir de borracha de pneus usados; Conversão de carbonizados em carvões ativados; Caracterização textural, física e química de carvões ativados; Ensaios de adsorção utilizando os carvões ativados.

Duração da Bolsa: 6 meses, com início previsto a 1 de setembro de 2019, em regime de dedicação exclusiva, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Valor do subsídio de manutenção mensal: Subsídio mensal no valor de 388,81 Euros (trezentos e oitenta e oito euros e oitenta e um cêntimos). O pagamento da bolsa será realizado com periodicidade mensal através de transferência bancária.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na FCT-UNL, Campus da Caparica, no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) – REQUIMTE, nos laboratórios do Departamento de Química (DQ) e do Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa (DCTB).

Orientação Científica: Professor Nuno Lapa e Professora Isabel Fonseca

Requisitos de Admissão: a) Habilitações académicas requeridas: Licenciaturas em Engenharia Química, Química Aplicada, Engenharia do Ambiente, Engenharia dos Materiais, ou áreas afins. Podem também concorrer candidatos com grau de Mestre em Engenharia Química, Química Aplicada, Engenharia do Ambiente, Engenharia de Materiais, Engenharia das Energias Renováveis, Bioenergia, ou áreas afins; b) Experiência laboratorial; c) Disponibilidade para realizar trabalho laboratorial; d) Bons conhecimentos de Inglês.

Período de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 21 de junho de 2019.

Documentos que devem ser entregues para a candidatura: Carta de Motivação; Curriculum vitae; Certificados de Habilitações; Eventuais certificados de proficiência na língua Inglesa, caso o candidato os possua (se não possuir certificados, o candidato pode sempre apresentar a sua candidatura).

Critérios de Seleção: A seleção do bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios – a) Adequação da formação académica ao âmbito do trabalho (40%); b) Mérito do Curriculum vitae tendo em consideração a experiência laboratorial anterior e outras experiências anteriores relevantes para o âmbito do trabalho (40%); b) Proficiência na língua inglesa (falada e escrita) (20%).

Se o júri de seleção considerar necessário, pode ser solicitada a realização de uma entrevista. A entrevista pode realizar-se presencialmente, ou por Skype, ou por Zoom. A gestão da entrevista por meio eletrónico será sempre da responsabilidade do Júri de Seleção.

Composição do Júri de Seleção: O júri de seleção será composto pelos seguintes elementos: Professora Doutora Isabel Fonseca (Presidente); Professor Doutor Nuno Lapa e Doutora Inês Matos (vogais efetivos); Doutora Maria Bernardo (vogal suplente).

Envio da Candidatura: As candidaturas devem ser enviadas por email para Professor Doutor Nuno Lapa (ncsn@fct.unl.pt), até às 23:59 h do dia 21 de junho de 2019.

Forma de Notificação dos Candidatos: Os candidatos serão notificados por escrito, via correio eletrónico, quer sobre a receção da candidatura, quer sobre a decisão final do Júri de Seleção. No caso do Júri de Seleção considerar necessária a realização de entrevistas, os candidatos serão notificados por escrito, via correio eletrónico, sobre a marcação da data e hora da entrevista. A decisão final do Júri de Seleção corresponderá a uma lista ordenada dos candidatos. Para além do envio da seriação dos candidatos por via eletrónica (email), a lista será também afixada no átrio do DCTB (Ed. Departamental, 3º piso, ala de Ambiente) e do DQ (Ed. Departamental, 5º piso, ala do DQ).

 

Monte de Caparica, 28 de Maio de 2019.