Sessão de Abertura da EUSO 2019

06-05-2019

Na manhã de 5 de maio, o Grande Auditório da FCT NOVA foi palco da grande receção aos 150 "atletas de ciência", que vieram de 24 países da Europa para competir na 17.ª edição da EUSO (Olimpíada da Ciência da União Europeia).

A sessão de abertura permitiu dar a conhecer as equipas e os seus países de origem. No discurso do Secretário de Estado da Educação, João Costa, foi referida a importância cada vez maior da ciência para explicar e melhorar o mundo. “Não é porque há Google que deixamos de precisar de professores!” exemplificou. O Secretário de Estado também confirmou que a FCT NOVA é uma das Faculdades que mais visita. “Porque é uma das que mais atividades promove para levar a ciência aos alunos do ensino básico e secundário. Não é uma torre de marfim da ciência, está aberta à comunidade” explicou.

Durante a manhã foi também possível a assistir à atuação da anTUNiA, dos Next Kids e ainda celebrar os 150 anos da Tabela Periódica.

A EUSO é uma competição de ciência a nível europeu para alunos de 16 anos. Aconteceu pela primeira vez em Dublin, na Irlanda em 2003. Portugal participou em 2008 como observador e desde 2009 que é participante pleno. O País conquistou medalhas de ouro em 2016 e 2018, 2 medalhas de prata em 2012 e 1 medalha de prata nas edições de 2013 e 2017.

Este ano Portugal é pela primeira vez o anfitrião, com as provas a decorrerem nos laboratórios da FCT NOVA. São 50 equipas (duas equipas por país com três elementos cada, com exceção de Portugal, que como país anfitrião concorre com quatro equipas) que durante uma semana vão testar os seus conhecimentos em biologia, química e física. Estão também envolvidos 93 voluntários, 53 professores e investigadores da FCT NOVA, 81 professores visitantes e 11 observadores.

A organização da 17.ª EUSO está a cargo do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, com a parceria da FCT NOVA, da Câmara Municipal de Almada, da Ordem dos Biólogos, da Sociedade Portuguesa de Física e da Sociedade Portuguesa de Química.

Na cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, João Costa, a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, o Presidente da EUSO, Michael A. Cotter, o Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado, o Bastonário da Ordem dos Biólogos e Chairperson of the Organizing Committee desta edição da EUSO, José Matos, e a professora e investigadora da FCT NOVA e Chairperson of the Scientific Committee da EUSO 2019, Maria João Romão.

anTUNiA
Maria João Romão, professora e investigadora da FCT NOVA, Chairperson of the Scientific Committee EUSO 2019

Apresentação da comitiva portuguesa a competir
Sónia Araújo no momento de celebração dos 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos

Subdiretora-Geral DGE, Presidente da Euso, Diretor da FCT NOVA, Presidente da Câmara Municiapal de Almada, Secretário de Estado da Educação, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada
Next Kids

Veja a Galeria aqui aqui.

Na Imprensa

"Provas de Ciência na Caparica" (Correio da Manhã)

"Os cientistas do futuro" (Visão)

"CSI da Ciência" (Visão Júnior)