Notícias

Notícias

Há cinco novos "cientistas e engenheiros" a caminho da NASA

07-06-2019

Joana dos Santos, Isac Bento, Francisca Correia, Ana Sousa, Joana Santos são os mais recentes nomes da lista exclusiva de alunos pré-universitários que venceram o concurso FCT NOVA Challenge e ganharam uma viagem à NASA.

O FCT NOVA Challenge é o único concurso oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Pública que oferece uma viagem à NASA aos vencedores.

"A FCT NOVA está a fazer um trabalho inovador e a criar ligações fortes com a indústria, razão pela qual é uma das faculdades com maior taxa de empregabilidade do país. Além disso, este concurso é um excelente exemplo de como se forma a próxima geração de inovadores e empreendedores" afirmou a Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa.

A entrega de prémios da 4.ª edição decorreu durante a tarde de dia 7 de junho, no Grande Auditório da FCT NOVA. Dos 51 projetos de ciência e engenharia submetidos, 12 conseguiram o mérito de serem finalistas. Mas no final, só podia haver um vencedor.

A equipa OJ=mC2 da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira, coordenada por Alexandre Gomes, foi a que mais impressionou os membros do júri e por isso conquistaram a visita ao Centro da NASA, em Washington, D.C. “Na nossa escola há diversas pessoas com limitações na mobilidade, o que nos motivou a conceber e a apresentar um projeto que lhes pudesse facilitar o dia a dia”, explicam na apresentação do projeto “Física Telepátia”. Com esta motivação em mente, os cinco alunos propuseram um novo sistema de controlo de cadeiras de rodas, com base em sensores de movimento, que vem rivalizar com os já existentes. “É mais barato,mais higiénico, mais confortável e é simples de aprender a usar. Pode incluir-se no sistema mecanismos de auxílio à mobilidade como, por exemplo, iluminação automática ou deteção de obstáculos através da criação de barreiras virtuais”, explicam os alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Em segundo lugar ficou a equipa da Escola Secundária da Maia, Greenway. Rita Duarte, Rafael Martins e Beatriz Ferreira, coordenados por Isabel Allen e Manuela Pinho, repensaram os pavimentos das estradas e querem reutilizar materiais como borracha recuperada de pneus, plástico e vidro. Com estes materiais, o novo pavimento será mais amigo do ambiente, será otimizado para reduzir o ruído de contacto pneu-pavimento, terá a capacidade de captar poluentes e potenciará a redução de uso de energia elétrica pública.

De Almada chegou o terceiro lugar, atribuído à equipa PbGirls, formada pelas estudantes Inês Jesus, Alice Neves, Beatriz Comparado e Gabriela Godinho, com a coordenação de Paula Paiva e Telma Rodrigues da Escola Secundária Daniel Sampaio. Preocupadas com o ambiente e a contaminação dos oceanos, as alunas recorreram ao polvo para perceber o quão contaminado está o oceano porque, para além de muito usado na gastronomia portuguesa, acumula metais pesados no hepatopâncreas. “No decorrer do trabalho, surgiu a necessidade de identificar potenciais soluções para a extração dos metais e possível reutilização na indústria, reduzindo os níveis de contaminação dos seres vivos e, por consequência, dos oceanos”, esclarecem.

A sessão de entrega de prémios, que teve lugar no Grande Auditório da FCT NOVA, contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, da Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, Herro Mustafa e do Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado. Ainda foi possivel assistir às atuações da Tuna Maria e da anTUNiA.

O concurso FCT NOVA Challenge é organizado pela FCT NOVA e tem o apoio da Embaixada dos EUA em Portugal e da Direção-Geral da Educação.

 

Veja todas as fotos do evento aqui.

Assista ao vídeo de apresentação das equipas aqui.

Reveja a sessão de entrega de prémios aqui.

Na imprensa

"Para o infinito e mais além" (Dia 15)

"Alunos da Escola Oliveira Júnior de S. João da Madeira vencem edição de 2019 do FCT Nova Challenge" (PGuimarães)

"Da FCT NOVA para a NASA" (Mais Superior)

"2º Prémio no concurso FCT NOVA Challenge" (Agrupamento de Escolas da Maia)

 "Alunos da Oliveira Júnior ganharam viagem à NASA" (O Regional)

"Alunos sanjoanenses conquistaram uma visita à NASA" (Labor.pt)

"Challenge 2019 - ESFRL recebeu uma Menção Honrosa" (Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo)

"Histórias da NASA contadas na NASA por alunos do CLF" (Colégio Luso-Frânces)