Bolsa de Investigação para Licenciado (2 vagas) - Engenharia Civil, Arquitetura, Conservação e Restauro, Engenharia Geológica ou outras áreas afins ao projeto

11-07-2019

Encontra-se aberto concurso para atribuição de duas bolsas de Investigação (BI) no âmbito do projeto PTDC/EPH-PAT/4684/2014, designado por “DB-HERITAGE – Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e patrimonial”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Civil, Arquitetura, Conservação e Restauro, Engenharia Geológica ou outras áreas afins ao projeto.

2. Requisitos de admissão: Requisito mínimo de licenciatura em Engenharia Civil, Arquitetura, Conservação e Restauro, Engenharia Geológica ou outras áreas afins ao projeto.

3. Plano de trabalhos: Os bolseiros devem contribuir para a concretização das tarefas previstas em linha com os objetivos definidos no projeto, que podem ser consultados em http://db-heritage.lnec.pt/index.html. Em conformidade, os bolseiros participarão nas seguintes atividades:
• Inserção de dados na base de dados e preparação de amostras para colocação no repositório físico do Projeto;
• Elaboração de publicações no âmbito das atividades realizadas (relatório de projeto, artigos de disseminação de resultados em português e em inglês, etc.);
• Caracterização (química, microestrutural, biológica, física, mecânica) de amostras de materiais de construção e in situ em construções históricas.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

5. Local de trabalho: As atividades inseridas no âmbito das bolsas serão realizadas maioritariamente nas instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), no Campus de Caparica, sem prejuízo de eventuais deslocações temporárias em missões. A orientação das atividades será assegurada pela Professora Associada Paulina Faria, do Departamento de Engenharia Civil da FCT NOVA.

6. Duração da bolsa: As bolsas terão à duração de 4 meses, com início previsto durante o mês de Setembro de 2019 e até ao limite da vigência do projeto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: As bolsas compreendem um subsídio mensal de manutenção no montante de 752,38€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Os bolseiros beneficiam ainda de um regime próprio de segurança social e de um seguro contra acidentes pessoais nas atividades desenvolvidas.

8. Métodos de selecção: Será efetuada uma pré-seleção com base na avaliação da documentação solicitada e enviada, com valoração de 60%. Os critérios de seleção serão: o mérito científico, a adequação entre o perfil dos candidatos e os objetivos das bolsas, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, nomeadamente experiência em trabalhos de investigação e disseminação de resultados, em língua portuguesa e inglesa. Aos quatro candidatos com melhor classificação na pré-seleção serão realizadas entrevistas, com valoração de 40%. O júri poderá não atribuir as bolsas se considerar que a qualidade dos candidatos é inferior à requerida.

9. Composição do Júri de Selecção: O júri de seleção será constituído pelos seguintes elementos:
Presidente: Paulina Faria, Professora Associada da FCT NOVA;
Vogais efetivos: António Santos Silva, Investigador Auxiliar do LNEC; Luís Baltazar, Professor Auxiliar da FCT NOVA.
Vogais suplentes: Daniel Aelenei, Professor Auxiliar da FCT NOVA; Fernando Henriques, Professor Catedrático da FCT NOVA; Fernando Pinho, Professor Auxiliar da FCT NOVA.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada durante duas semanas em local visível e público da FCT NOVA, sendo os(as) candidatos(as) aprovados(as) notificados(as) através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23/07/2018 a 06/08/2019.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos:
- Carta de motivação (no máximo, uma página A4).
- Curriculum Vitae (CV) onde constem os contactos de email (forma de comunicação preferencial deste concurso), telefónico e de Skype ou equivalente, a formação académica, nível de conhecimento da língua inglesa, experiência de investigação (como seja participação em projetos de investigação e realização de trabalho experimental), comunicações efectuadas e (co)autoria de publicações.
- Cópia das comunicações e publicações referidas no CV.
- Certificados comprovativos das habilitações académicas, com indicação da média obtida e da classificação obtida nas várias unidades curriculares cursadas. Devem sempre ser apresentados os certificados das habilitações académicas exigidas neste concurso (ou sua fotocópia); se os candidatos possuírem habilitações superiores, estes devem ser apresentados complementarmente.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email mpr@fct.unl.pt, mencionando no assunto do respectivo email “Bolsa DB-Heritage”.