Sir Martyn Poliakoff, "Pai" da Química Verde, recebeu Doutoramento Honoris Causa pela NOVA

24-07-2019

Sir Martyn Poliakoff

No dia 22 de julho, a Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Sir Martyn Poliakoff. A cerimónia solene decorreu na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Ana Aguiar Ricardo, Presidente do Departamento de Química da FCT NOVA, fez o elogio do doutorando e Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático também do Departamento de Química da FCT NOVA, foi o padrinho.

Na sua intervenção,  Ana Aguiar Ricardo classificou Sir Martyn Poliakoff como um embaixador da ciência a nível global e como um líder em Química Sustentável pelas suas “grandes contribuições para o desenvolvimento de processos menos poluentes, reduzindo o risco do impacto ambiental que compromete a sustentabilidade do planeta”.

A Presidente e Professora do Departamento de Química da FCT NOVA salientou ainda que a atribuição deste prémio é como um "fortalecimento da ciência a uma escala mundial", uma vez que Martyn é um dos mais reconhecidos professores de química do mundo inteiro, uma "superestrela da Química", que tem inspirado e motivado gerações de estudantes a passar a mensagem da Química Verde, o que continua a fazer através dos vídeos que tem no YouTube.

A fechar a sessão, o Reitor da NOVA, João Sàágua, enalteceu não só o seu trabalho pioneiro de investigação, que conta com mais de 400 artigos científicos, mas também o sucesso do seu serviço público enquanto académico e embaixador da Química Sustentável e da Ciência a uma escala global, incorporando a ideia de que "os cientistas têm responsabilidades que vão além do trabalho de laboratório e da submissão de artigos, e que a Química e os Químicos podem mudar o mundo de várias maneiras. Um sentimento de missão que eleva e inspira homens e mulheres a fazer uma contribuição impactante para o desenvolvimento social, económico e sustentável e com o qual a nossa Universidade definitivamente se relaciona, nos princípios e visão centrais".

No dia seguinte, Sir Martyn Poliakoff esteve no Grande Auditório da FCT NOVA, com a palestra “Mendeleiev's Gift to Education (and to me)” ( “O Presente de Mendeleiev para a Educação (e para mim”). Na sua intervenção, começou por apresentar o seu escritório repleto de tabelas periódicas de todos os formatos (desde gravatas a relógios). Durante a apresentação não deixou de falar sobre o impacto dos seus famosos vídeos sobre a tabela periódica. Além de terem criado a oportunidade para ir conhecer um dos seus heróis ( o cientista que esteve na origem do nome do elemento 118 da Tabela Periódica dos Elementos), os vídeos conquistaram de tal maneira um rapaz italiano de 12 anos que convenceu os pais a ir até à Universidade de Nottingham só para conhecer o cientista responsável pelos sucessos do youtube. O Químico partilhou depois uma transcrição de uma carta que o rapaz, agora com 17 anos, fez questão de enviar a dar conta do seu entusiasmo pela Química que foi alimentado pelos vídeos da tabela periódica.

Sir Martyn Poliakoff
O seu escritório na Universidade de  Nottingham

Uma das muitas tabelas que vivem no escritório e a carta do rapaz que ficou apaixonado por química

Na imprensa