Notícias

Notícias

Nova exposição celebra os 100 anos do "encontro improvável" entre Einstein e Eddington

23-09-2019

A exposição "E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse" inaugura hoje às 14h30 na Sala de Exposições da Biblioteca da FCT NOVA.

Esta exposição centra-se em aspetos históricos de duas expedições astronómicas britânicas, uma liderada pelo astrónomo Eddington, que se dirigiu à ilha do Príncipe e a outra que rumou ao Sobral, Brasil.

Estas expedições pretendiam observar o eclipse solar total de 29 de Maio de 1919 e testar uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein. Nesta exposição destaca-se o “encontro improvável” entre Einstein e Eddington, os preparativos das expedições em tempos de guerra, as peripécias das viagens, os sobressaltos das observações e o seu enorme impacto nas comunidades nacional e internacional de astrónomos e no público em geral. Reserva um lugar às instituições e astrónomos de Lisboa.

A exposição foi organizada pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas,  o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) e a Biblioteca da FCT  e pode ser visitada até 23 de outubro.