Notícias

Notícias

FCT NOVA aderiu à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2019

27-11-2019

depositrão

Depositrão no campus da FCT NOVA

Durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos de 2019 a FCT NOVA reforçou a quantidade de contentores destinados à recolha de resíduos específicos no campus, publicou posts diários de sensibilização à comunidade nas redes sociais e teve presente uma exposição sobre beatas.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a Europa e que pretende sensibilizar para a gestão sustentável de recursos e resíduos. O tema da EWWR 2019 foi “Educação sobre Resíduos e Comunicação”, adotando o slogan “Mude os seus hábitos, reduza o desperdício”, desafiando os participantes a educarem-se a si mesmos e aos outros sobre o desperdício e a colocar esse conhecimento em prática, alterando os seus hábitos diários de consumo a fim de reduzir o desperdício.

Na FCT NOVA, as ações postas em prática passaram pela colocação de vários contentores cedidos pela European Recycling Platform (ERP) acessíveis a toda a comunidade do campus, nomeadamente:

  • 40 caixas de cartão para recolha de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) e pequenos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), disponíveis em todas as Secretarias de Serviços e Departamentos;
  • 1 suporte de metal para recolha de REEE, de grandes dimensões, que se encontra no espaço exterior entre a Casa do Pessoal e a Biblioteca;
  • 1 suporte de metal para recolha de REEE, de menores dimensões, que se encontra na cave do Edifício Departamental - Ala Ambiente.

Para além do reforço de contentores, a FCT NOVA dinamizou a campanha “5 dias, 5 dicas para ser + Sustentável”, com a publicação de posts de sensibilização nas redes sociais da FCT NOVA (Instagram, Facebook e Twitter), apelando à redução do consumo de recursos e a comportamentos mais sustentáveis. Os posts diários tiveram como temas a Política dos 5R’s, Desplastificação, Combate ao desperdício alimentar, Partilha de materiais e Economia circular.

Campanha “5 dias, 5 dicas para ser + Sustentável

Como complemento, o NAS - Núcleo Ambiente e Sustentabilidade da FCT NOVA, teve presente durante toda a semana no átrio do Edifício VII com uma exposição de beatas recolhidas no campus da FCT NOVA, com o objetivo de sensibilizar alunos, docentes, investigadores e colaboradores e alterar hábitos dos fumadores.

Exposição de beatas recolhidas no chão do Campus da FCT NOVA (NAS FCT)