Notícias

Notícias

FCT NOVA lança programa de aceleração ‘Beyond COVID19’

23-03-2020

Beyond COVID19

A FCT NOVA acaba de lançar o Beyond COVID19, um programa de aceleração que pretende trazer soluções reais – regionais, nacionais e internacionais – para os desafios criados pela pandemia. O programa é dirigido à comunidade académica portuguesa e convida a pensar o impacto do Covid-19 nas grandes áreas da sociedade como a economia, a educação e a saúde.

Soluções para a prevenção e mitigação, para a entrega de mercadorias, para o teletrabalho, para o apoio emocional e psicológico e para as novas formas digitais de negócio – são apenas algumas das áreas contempladas no desafio Beyond COVID19 que não é uma competição, sublinha a FCT NOVA, mas “uma colaboração ativa.”

O programa é composto por cinco fases: a inspiração, a criação de ideias, a submissão e seleção, a prototipagem e, finalmente, o teste e aperfeiçoamento. Passada a fase de inspiração – que convida a que a comunidade partilhe problemas e desafios em fórum – decorre agora a fase de criação de ideias e, brevemente, terá lugar a submissão e seleção (até 27 de março). As dez ideias mais votadas serão selecionadas para logo avançarem para a construção de um protótipo, chegando, finalmente, à última fase: a de aplicação ao mercado e em indivíduos reais.

Todos estão convidados a participar no desafio de inovação e programa de aceleração, partilhando ideias e opiniões. Toda a atividade terá lugar neste espaço: https://www.reddit.com/r/BeyondCovid19/.

A FCT NOVA também é uma das entidades a apoiar o #ProjectOpenAir. O projeto, lançado pelo neurocientista João Nascimento, pretende ajudar a travar a escalada mundial do Covid-19 ao criar ventiladores passíveis de serem fabricados localmente e em massa.