Notícias

Notícias

FCT NOVA participa em projeto que promove a economia circular no setor da construção

04-05-2020

EEA Grants

A FCT NOVA, através do grupo de resíduos do Polo MARE NOVA do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente,  integra o consórcio do projeto “(Des)construir para a Economia Circular” que foi aprovado, no âmbito do Aviso – Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção, do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu).

O projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), terá uma duração de dois anos e pretende ser uma solução para a redução do impacto ambiental da construção civil. A iniciativa pretende promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, dinamizar a reciclagem de resíduos de construção e demolição e fomentar a economia circular nesta área.

O EEA Grants, que irá apoiar em 85% o total do orçamento deste projeto, é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega. Estas bolsas tem como objetivo investir nos Estados- Membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

São também parceiros no projeto: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia; Instituto Politécnico de Portalegre – Laboratório de Economia Circular do Alentejo; Resialentejo, EIM; Smart Waste Portugal; RDF Construções, Lda.; Cercibeja; International Development Norway (Noruega); National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS, s.r.o. (República Checa).

 

Na imprensa

"Projeto (Des)construir para a Economia Circular aprovado pelos EEA Grants" (Sul Informação Alentejo)

"Projeto (Des)construir para a Economia Circular, da CIMBAL, aprovado" (Rádio Campanário)

"Aprovado projecto ambiental para Municípios do Baixo Alentejo" (A Planície)