Notícias

Notícias

Investigadores da FCT NOVA colaboram no desenvolvimento de equipamento integral de proteção para profissionais de saúde

08-05-2020

project open air

André Dionísio Rocha, professor e investigador da FCT NOVA, líder do projeto do fato integral para proteção de profissionais de saúde, apresentado recentemente pelo #ProjectOpenAir.

Este equipamento de proteção 100% português, denominado “Front Line Medic Protection”,  foi desenvolvido por uma equipa de voluntários que inclui engenheiros, médicos, designers e profissionais da indústria. O projeto foi desenvolvido em parceria com a FCT NOVA (UNINOVA) , o Latino Group, a Science4you, a Moldes Catarino e a Culto da Imagem.

André Dionísio Rocha explica que “o fato integral funciona como uma armadura contra o COVID-19 e pode ser reutilizado, com lavagens regulares, tal como estabelece a certificação que lhe foi atribuída pelo CITEVE, que atesta que este fato suporta 25 lavagens sem perder propriedades”.

O equipamento total inclui o fato de corpo inteiro com proteção de pescoço, ombros e capucho, uma touca, óculos de proteção, viseira, avental, luvas de cano alto até ao cotovelo e cobre botas. Este kit pode ser adaptado às necessidades e protocolos estabelecidos em cada unidade hospitalar. 

Já está em marcha a produção de 5.000 kits completos que serão distribuídos de norte a sul do país, permitindo a proteção de pelo menos 125.000 turnos. Esta produção está a ser apoiada pela da campanha #unidosporportugal promovida pela SIC Esperança e pela Federação Portuguesa de Futebol, .

A FCT NOVA tem estado na linha da frente do combate à pandemia, colocando o seu conhecimento ao serviço da sociedade. Parabéns por mais esta iniciativa!

 

Na imprensa

“‘Armaduras’ de proteção para profissionais de saúde” (Observador)

“‘SIC e FPF angariam mais de 594 mil euros para compra de material hospitalar” (SIC)

#ProjectOpenAir desenvolve equipamento integral de proteção para profissionais de saúde” (Diário da Saúde)

Médicos e FCT NOVA desenvolvem “armadura” de proteção para profissionais de saúde” (Newsroom Lift Consulting)

Médicos e FCT NOVA desenvolvem "armadura" de proteção para profissionais de saúde” (Health News)

Latino produz “armadura” para médicos” (Portugal Têxtil)