Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação para aluno de mestrado

03-06-2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para alunos do 5.º ano de mestrado, para desenvolverem a sua dissertação de mestrado em colaboração no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A bolsa pretende suportar os trabalhos a desenvolver no âmbito da dissertação de mestrado do aluno, na área das baterias e acumuladores de veículos automóveis, motos e motociclos, baterias e acumuladores industriais e de máquinas agrícolas. A bolsa enquadra-se no Projeto BATMAN - Gestão de baterias usadas em Portugal: quão longe estamos da economia circular?, financiado pela GVB – Gestão e Valorização de Baterias, Lda., e desenvolve-se nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia

2. Requisitos dos candidatos:

a. Aluno de 5.º ano dos mestrados integrados em:
i. Engenharia do Ambiente;
ii. Engenharia Informática;
iii. Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
iv. Engenharia e Gestão Industrial;
v. Engenharia Mecânica;
vi. Engenharia dos Materiais;
vii. Engenharia de Micro e Nanotecnologias;
viii. Engenharia Química e Bioquímica.
b. Aluno apto para desenvolver a dissertação de mestrado, com plano de tese e orientador do departamento onde se encontra matriculado.

3. Plano de trabalhos: Desenvolvimento de investigação na área das baterias e acumuladores supracitados, com vista à promoção da economia circular e da prevenção de resíduos. Planos de tese que promovam a segunda-vida das baterias, baterias mais duráveis, conceção ecológica (eco-design) de baterias ou baterias constituídas por substâncias de menor perigosidade são temas possíveis.

4. Documentos de candidatura: carta de apresentação, plano de tese (até 5000 caracteres, com espaços), curriculum vitae e parecer do orientador do departamento onde se encontra matriculado.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), sob a coorientação científica da Doutora Ana Pires.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de outubro de 2020.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €798 (setecentos e noventa e oito euros), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: a) plano de tese e b) avaliação curricular.

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri - Doutora Ana Pires;
Vogais efetivos – Prof.ª Doutora Graça Martinho e Eng.º Fernando Moita;
Vogais suplentes - Prof.ª Doutor Ana Silveira e Eng.ª Liliana Rodrigues.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados através de email.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de junho a 15 de julho de 2020.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para o endereço: alp11931@fct.unl.pt