NOVA no top 10 das universidades jovens europeias

15-06-2020

ranking  2020

Dois importantes rankings universitários internacionais destacaram recentemente a Universidade NOVA de Lisboa entre as 10 melhores jovens universidades da Europa.

No passado dia 9 de Junho, foi publicado o ranking U-Multirank, no qual a Universidade Nova de Lisboa foi classificada na 8.ª posição europeia entre as jovens universidades.

A NOVA recebeu a nota máxima em treze dos indicadores avaliados, o que traduz uma subida significativa em relação a 2019 e confirma a posição de liderança da NOVA, em diversas áreas de conhecimento. Os indicadores avaliados que receberam a com nota máxima foram: Publicações científicas (normalizadas); Financiamento externo para investigação; Publicações interdisciplinares; Número de pós-docs; Publicações em Open Access; Financiamento de fontes privadas; Publicações citadas em patentes; Financiamento de fontes de desenvolvimento profissional contínuo; Mobilidade dos alunos; Docentes Internacionais; Publicações internacionais em parceria; Graduados a trabalhar na região; Publicações em parceria na região.

O U-Multirank avaliou 1800 universidades, de 92 países através de uma abordagem inovadora e multidimensional, distinta dos rankings tradicionais, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições, designadamente ao nível do ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional.

A posição alcançada no U-Multirank foi reforçada na última edição do QS World University Rankings 2021, onde a NOVA ficou classificada no Top 9 Europeu entre as Universidades fundadas há menos de 50 anos.

São seis os parâmetros que o QS World University Ranking avalia: reputação académica; reputação entre os empregadores; citações académicas por investigador; rácio professores/alunos; proporção de estudantes e professores internacionais.

Estes resultados confirmam a consistência do trabalho da NOVA pelo desenvolvimento de um ensino universitário de referência, investigação de relevo e impacto social, tanto na perspetiva do país, como da Europa e do mundo.