Notícias

Notícias

Estudo da FCT NOVA e da Universidade de York desenvolve solução para generalizar o uso da energia solar

08-10-2020

Photo by Kelly Lacy from Pexels

A FCT NOVA  em cooperação com a Universidade de York, Inglaterra, revela que um novo desenho das células solares, através de padrões axadrezados, aumenta em 125% a capacidade de absorver luz. O resultado desta investigação reside na possibilidade de aumentar o uso da energia solar.

O estudo, desenvolvido no CENIMAT, investigou o impacto de diferentes estruturas superficiais na absorção de luz em células solares, que quando acopladas formam os painéis solares. Os investigadores da FCT NOVA e da Universidade de York consideram que este novo desenho das células solares pode levar à produção de células solares mais finas, leves e flexíveis, que podem fornecer energia a mais habitações e ser utilizadas num maior leque de produtos.

Os cientistas descobriram que um desenho axadrezado melhora a difração, o que aumenta a probabilidade da luz ser absorvida, criando assim mais eletricidade. Esta é uma nova solução para o setor energético, que está constantemente à procura formas de aumentar a absorção de luz em células solares com materiais leves, que podem ser usados em variados produtos, desde telhas solares até velas de barcos e equipamento de campismo.

O silício de grau solar – usado para criar as células – requer processos de fabrico de elevado consumo energético, sendo que a criação de células solares mais finas e a estruturação da sua superfície podem tornar o processo mais barato e sustentável.

Segundo Christian Schuster, do Departamento de Física da Universidade de York: “Encontrámos um truque simples para fortalecer a absorção de células solares finas. As investigações mostram que a nossa ideia rivaliza com os ganhos de absorção obtidos por desenhos bem mais sofisticados – além de que permite mais absorção em profundidade no interior da célula e menos na superfície estruturada. O nosso conceito de desenho vai de encontro a todos os aspetos relevantes de aprisionamento de luz em células solares, abrindo caminho para estruturas de difração simples, práticas, e no entanto excepcionais, com potencial impacto para além de aplicações fotónicas. Este desenho tem potencial para permitir a integração de células solares em materiais mais finos e flexíveis, e assim criar mais oportunidades para usar energia solar em mais produtos.”

O estudo sugere que este conceito pode impactar não só nos setores de células solares e LEDs, mas também em diversas aplicações como barreiras acústicas, painéis quebra-vento, superfícies antiderrapantes, biosensores e arrefecimento atómico.

Christian Schuster acrescenta: “Em princípio poderíamos fornecer dez vezes mais potência solar com a mesma quantidade de material absorsor: células solares dez vezes mais finas permitiríam uma rápida expansão do fotovoltaico, aumentaríam a produção de eletricidade solar, e reduziríam enormemente a nossa pegada carbónica. De facto, como o refinamento do silício é um processo tão energeticamente intensivo, células de silício dez vezes mais finas não só reduziríam a necessidade de refinarias mas também custaríam muito menos, potenciando assim a nossa transição para uma economia verde.”

O estudo, recentemente publicado no conceituado jornal Optica, pode ser lido aqui.

Na imprensa

Novos painéis solares flexíveis feitos em Portugal (Exame Informática)

Descoberta portuguesa promete revolucionar energia solar (Expresso) 

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Lusa)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Público)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Observador)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Notícias ao Minuto)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Visão)

Equipa de Elvira Fortunato inventa painéis solares portáteis (Expresso)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Sapo)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Sapo Lifestyle)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (JM)

Portugal e Reino Unido propõem desenho de painéis solares mais eficiente (Rádio Calheta)

Desenho inovador melhora eficiência dos painéis solares (Energiser)

Investigação portuguesa pode revolucionar preços da energia solar (Antena1)

Universidade Nova inventa painéis solares portáteis (Espaço de Arquitetura Online)

Equipa de investigadores da Universidade NOVA inventa painéis solares mais acessíveis (Alentejo Export)

Universidade Nova inventa painéis solares portáteis (Espaço Arquitetura)

Painéis solares económicos criados por equipa de Investigadores (Portal Energia)

Investigadores da Universidade Nova inventam painéis solares portáteis (Fly News)