Notícias

Notícias

Ciência 2020: o grande encontro nacional da comunidade científica está de regresso

02-11-2020

O Encontro Ciência 2020 terá lugar nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), em Belém, e também terá a oportunidade de assistir ao evento online.

Este ano a iniciativa estará concentrada em dois dias de debate intenso sobre como tornar Portugal e a Europa mais resilientes, mais sociais, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais. Os constrangimentos provocados pela pandemia são uma realidade, mas não afetarão a qualidade das ideias e o entusiasmo da discussão científica.

Aaron Ciechanover, Prémio Nobel da Química em 2004, participará por videoconferência na Plenária 1 de dia 3, cujo tema é “Ciência em Portugal para uma Europa mais RESILIENTE”, e em que falará sobre questões éticas de gestão da pandemia na sua keynote intitulada "Bioethical issues raised by the Pandemic". Também no dia 3, Sir Richard Roberts, Nobel da Medicina em 1993, participará na Plenária 3, com o título “Ciência em Portugal para uma Europa mais VERDE”, em que falará sobre The Nobel campaign supporting GMOs (Genetically Modified Organisms).

Robert Langer, Eric von Hippel, Elvira Fortunato, Susana Sargento, Pedro Conceição, Ricardo Conde e Inês Azevedo são outros dos nomes que participarão nas plenárias a decorrer no CCL. Já a maioria das sessões temáticas especiais serão transmitidas online na página do Encontro. O Primeiro Ministro António Costa* e a Comissária Europeia Elisa Ferreira participam na abertura do Encontro e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no encerramento.

Nunca é demais lembrar que o Ciência 2020 cumpre com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde previstas para eventos com as caraterísticas do Encontro porque à solta só queremos as ideias.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Programa atualizado em www.encontrociencia.pt

Para informações adicionais contacte: encontrociencia@fct.pt.