Notícias

Notícias

Isabel Moura e José Moura Membros da Academia das Ciências de Lisboa

09-12-2020

Isabel Moura e José Moura Membros da Academia das Ciências de Lisboa

A Academia das Ciências de Lisboa, uma das mais prestigiadas e antigas instituições científicas nacionais, distingue Isabel Moura e José Moura, professores e investigadores do Departamento de Química da FCT NOVA.

A distinção concedida a Isabel Moura, eleita a primeira mulher Membro Correspondente da Secção de Química da Academia, e a José Moura, passagem de Membro Correspondente a Membro Efetivo da Secção de Química, reflete o merecido reconhecimento por uma vida dedicada à investigação científica e à divulgação internacional dos seus resultados.

Os professores foram dos principais responsáveis pelo nascimento da Química Bioinorgânica em Portugal e contribuíram ativamente para a consolidação desta nova área do conhecimento a nível internacional. Ambos com um fator-h superior a 60 e mais de quatro centenas de artigos, foram pioneiros na identificação e estudo de novos centros metálicos em Biologia (ferro/enxofre, cobre, níquel, molibdénio e tungsténio), tendo dado contribuições decisivas para o avanço do conhecimento sobre a via de desnitrificação, hidrogenases, aldeído oxidorredutases, nitrato redutases, formato desidrogenases, citocromo peroxidases, citocromos mono e multi-hémicos, dessulforedoxina, rubreritrina e dessulfoferrodoxina (para mencionar apenas os trabalhos mais citados).

Esta é uma honra concedida a poucos Portugueses e que muito nos orgulha a todos, amigos, colaboradores, colegas e a toda a Escola. Parabéns!