Notícias

Notícias

Smart4health: Uma plataforma para a digitalização da saúde na Europa

21-12-2020

smart4health

Ricardo Jardim Gonçalves, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador do CTS/GRIS da FCT NOVA, é um dos co-autores do artigo “Digitalising the healthcare ecosystem in the European Union”, publicado no prestigiado Health Quarterly (número 13 ), que foca a importância de uma estratégia europeia para a digitalização da saúde.

O interesse crescente em toda a União Europeia para digitalizar o ecossistema de saúde criou espaço para diversas plataformas independentes que pretendem responder a este desafio (EU Electronic Health Register - EHR). Contudo, a diversidade da investigação ainda não criou um sistema que consiga ser transfronteiriço.

O projeto H2020 Smart4health, coordenado pelo UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, é um dos primeiros projetos a responder às diversas necessidades para uma Europa digital segura, assegurando o acesso com segurança dos cidadãos à saúde, apoiando a infraestrutura de dados para a investigação e facilitando a interação entre pacientes e profissionais de saúde.

Leia o artigo completo aqui.