Notícias

Notícias

Pela criptografia end-to-end

13-01-2021

A utilização da internet está progressivamente mais globalizada e encontra-se presente em todos os momentos da vida diária. Com a pandemia, essa digitalização aumentou mais rapidamente. A segurança é, por isso, uma preocupação crescente, estando neste momento em debate se os Estados-membros da União Europeia devem ter direito a aceder à informação, mesmo que encriptada. 

José Legatheaux Martins Martins, professor e investigador no Departamento de Informática e NOVA LINCS da FCT NOVA e presidente  do Capítulo Português da Internet Society, afirma que “ a criptografia é omnipresente e fornece as bases da privacidade, da segurança e da confiabilidade” e “ Infelizmente, é também a criptografia que dificulta o combate a atividades ilegais e antissociais praticadas via a Internet”.

No entanto, acrescenta que se os Estados criarem mecanismos de acesso a informação encriptada para o combate ao crime “a existência de tais mecanismos não pode ser implementada sem enfraquecer a segurança dos equipamentos”.

Leia a opinião completa no Sapo TEK aqui.