Notícias

Notícias

Investigação da NOVA na resposta aos desafios de sustentabilidade do setor do turismo

23-02-2021

TOHO

NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e a plataforma Nova Tourism and Hospitality (“Toho”) estão a colaborar no âmbito do projeto “Turismo sustentável: um melhor futuro para [com] todos” do Turismo de Portugal, financiado pelo Fundo Ambiental.

Na sequência do protocolo assinado pela NOVA e pelo Turismo de Portugal em outubro de 2020, decorrem de momento duas ações, cujos resultados serão apresentados a curto-prazo. Através destas ações a NOVA contribui para a resposta do setor do turismo à urgência dos desafios da sustentabilidade definidos à escala mundial, europeia e nacional.

As ações em curso são as seguintes:

Construção Sustentável em Empreendimentos Turísticos

Com base no conhecimento técnico e científico mais recente, e tendo em consideração as orientações constantes na agenda de transição para o setor da construção do Plano de Ação para a Economia Circular e o Programa de Recuperação e Resiliência nacionais, a ação tem como objetivo disponibilizar um guia de boas práticas sobre construção sustentável em empreendimentos turísticos (nova construção e reabilitação/requalificação). Nesse guia serão propostas e discutidas formas de otimizar a ecoeficiência da construção, operação, manutenção, conservação e reabilitação nos diferentes tipo de empreendimentos turísticos.

Apresentação de resultados
Webinar organizado pelo Turismo de Portugal às 15h no dia 25 de fevereiro de 2021. Saiba como participar.

 

Neutralidade Carbónica nos Empreendimentos Turísticos

O setor do turismo enfrenta um duplo desafio na área das alterações climáticas: contribuir para a neutralidade carbónica assumida por Portugal e pela Europa para meados do presente século, e adaptar-se por forma a reduzir a sua vulnerabilidade a eventos climáticos que limitam a sua oferta de serviços.

Com esta ação tem-se por objetivo desenvolver conteúdos de capacitação sobre opções que possam conduzir os empreendimentos turísticos a entidades neutras em carbono, com enfoque nos hotéis. A contabilização das emissões de gases com efeito de estufa, a identificação de medidas potenciais de redução de emissões e respetivo custo, e a identificação das opções de compensação de emissões, nomeadamente através de aquisição de créditos de emissão, são as principais componentes do projeto.

Apresentação de resultados
Webinar organizado pelo Turismo de Portugal às 15h no dia 11 de março de 2021. Saiba como participar.