17-03-2021

NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, projeto do arquiteto João Pedro Falcão Campos

A Universidade NOVA de Lisboa lançou hoje o Innovation District, um projeto que visa a criação de uma nova cidade global, em Almada, e que irá conjugar um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico.

Os primeiros passos do projeto, que envolve um conjunto de proprietários e investidores e conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Almada, começaram a ser dados em 2019. Intervindo nas zonas do Monte da Caparica e de Porto Brandão, que se distinguem pelo seu potencial de conhecimento inovador, pela paisagem e pelas condições naturais únicas, o Innovation District irá proporcionar a criação de uma nova cidade, moderna e requalificada, que será um lugar de vanguarda de ideias e de inovações, atraindo empresas – nacionais e internacionais – e pessoas.

O Innovation District integra uma área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes, e para a sua implementação está estimado um investimento de mais de 800 milhões de euros. Entre os principais números que definem a sua dimensão contam-se a chegada de 4.500 novos habitantes à nova cidade, a criação de 1.000 novos fogos habitacionais, uma área de 250.000 m2 para a implementação de novas atividades económicas que irão contribuir para a criação de 17.000 novos postos de trabalho e, ainda, 86.000 m2 de infraestruturas turísticas.

Com base no conceito Live-work-play, o Innovation District será uma cidade única e plural, desenhada para elevar a qualidade de vida de cada um dos seus habitantes para quem os diversos pontos de atração estarão a uma curta distância de 15 minutos.

Tendo como ponto central o Campus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, o Innovation District coloca o conhecimento, o talento qualificado e a inovação como motor de desenvolvimento e transformação urbana. Pretende ainda tornar-se, enquanto espaço de inovação, atrativo para empresas e pessoas, contribuindo para promover o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa e alavancando o seu potencial de internacionalização. Por último, é um projeto focado em criar uma comunidade criativa, diversificada, energética e sustentável, inspirada por uma melhor qualidade de vida.

O projeto contempla a criação de uma nova cidade sustentável, ancorada nos objetivos definidos pelo desenvolvimento sustentável até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, integrando um conjunto de soluções ambientais inovadoras.

Conheça o mapa  de intervenção aqui.

Zona empresarial

Panorâmica

Comunicado aqui.

Na imprensa