Programa de capacitação para investigadores académicos júniores na área da Economia Azul já arrancou

06-04-2021

O projeto europeu EMPORIA4KT, coordenado pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, lançou um programa de capacitação de investigadores júniores na área da Economia Azul que já conta com os primeiros 60 participantes.

O programa de 11 meses pretende melhorar e desenvolver as capacidades de inovação e transferência de tecnologia em todos os setores envolvidos na Economia Azul, permitindo aos participantes contacto direto com outros investigadores e profissionais da indústria.

Nesta edição, os investigadores selecionados, com origem em França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido,  abrangem 31 institutos de investigação e desenvolvem o seu trabalho numa ampla variedade de áreas, como ecoturismo, biologia marinha, gestão de conservação, biorrefinamento de algas, rastreamento de contaminantes, realidade aumentada para o mar  e muito mais.

Ana Sofia Esteves, professora e investigadora da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e gestora do programa,  explicou: “O programa fornecerá aos investigadores as ferramentas necessárias para poderem criar mais valor e impacto societal com os resultados dos seus projetos de investigação. Para investigadores que trabalham numa área interdisciplinar como a Economia Azul, é ainda importante que adquiram competências para a criação de um ambiente colaborativo eficaz, sendo esta uma vertente também trabalhada neste programa de capacitação. ”

O EMPORIA4KT é um projeto do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Espaço Interreg Atlântico da União Europeia coordenado pela FCT NOVA, através do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente,  composto por 15 parceiros de 5 países europeus no Espaço Atlântico. O projeto está a trabalhar para estabelecer vínculos entre a academia, as empresas e o governo, com o propósito de promover a inovação e a competitividade na Economia Azul no Espaço Atlântico.

Mais informações aqui.