Investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA no Fórum Portugal Digital

05-05-2021

O projeto IPSTERS - Sistema de reconhecimento terrestre do IPSentinel, coordenado por José Manuel Fonseca, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e investigador do Centro de Tecnologias e Sistemas da UNINOVA, foi selecionado para ser apresentado no Fórum Portugal Digital.

O evento assinala o primeiro ano do Plano de Ação para a Transição Digital e a reestruturação do Programa INCoDe.2030 e foca os principais temas ligados às competências digitais e à transição digital de Pessoas, Empresas e Estado.

O projeto, escolhido para a sessão dedicada ao tema "Tecnologias Disruptivas na AP" que acontece no dia 6 de maio, tem como objetivo a aplicação de algoritmos de inteligência artificial ao processamento de imagens de satélite para a produção de mapas de valor acrescentado. Este sistema permite a utilização das imagens provenientes dos satélites Sentinel-2 da ESA, disponibilizadas pelo portal IPSentinel, para uma melhor gestão do território através da produção de mapas de uso e ocupação do solo e de mapas de recursos hídricos, entre outros, que constituem um apoio fundamental à tomada de decisão.

O IPSTERS conta ainda como parceiros com a Direção Geral do Território e com a NOVA Information Management School e foi considerado por um painel de avaliação como um dos projetos do programa do Fórum Portugal Digital com maior potencial de impacto para a sociedade portuguesa.

O evento poderá ser seguido online em www.forumportugaldigital.pt e nos canais online da SIC Notícias e do Expresso.