Apresentação da Carta Aberta ao Primeiro-Ministro sobre a Península de Setúbal

22-07-2021

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA acolheu, no passado dia 21 de julho, a conferência de imprensa para Apresentação da Carta Aberta ao Primeiro-Ministro :"Península de Setúbal, construindo um melhor futuro, num Portugal mais próspero, coeso e sustentável".

A Carta Aberta, subscrita por dezenas de entidades regionais – em que se incluem municípios, universidades (entre as quais a NOVA), empresas, confederações e associações empresariais e sindicatos, entre outras, reclama a criação das NUTS II e III (sistema hierárquico de divisão do território em regiões) da Península de Setúbal.

Para os signatários é urgente dar expressão aos "procedimentos necessários a esta alteração, permitindo que a Península de Setúbal possa voltar a ter investimento cofinanciado por fundos europeus, que promova o seu crescimento económico e contribua para uma maior coesão e necessária convergência”.

A Carta Aberta recorda que “existe um amplo consenso das forças políticas, económicas e sociais da Península para que esta autonomização estatística da Península de Setúbal aconteça o mais urgentemente possível, a tempo de retificar este erro para o quadro comunitário de apoio que vigorará após 2027”.

“Parece absolutamente inqualificável que esta região sul seja discriminada desse ponto de vista, do ponto de vista do acesso a apoio ao desenvolvimento, relativamente a outras regiões do país. É por isto que a Universidade NOVA está de alma e coração com o sul, está de alma e coração com este projeto” , disse  José Ferreira Machado, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

Leia a carta completa aqui.

Na imprensa

Península de Setúbal envia carta aberta ao primeiro-ministro para criar uma nova região no país (Expresso)

Península de Setúbal pede a António Costa que formalize criação da sub-região junto de Bruxelas (Público)

Península de Setúbal pede intervenção de António Costa para não continuar a ser prejudicada (Observador)