Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita Ciência Viva no Laboratório - Criar Futuro na FCT NOVA

22-07-2021

No dia 21 de julho, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Presidente do Ciência Viva, Rosalia Vargas, estiveram no campus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA a visitar os estágios "Ciência Viva no Laboratório - Criar Futuro" do Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) / CENIMAT.

O Ministro teve a oportunidade de falar com os estudantes, que vieram de vários pontos do país, e ver alguns dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos nestes estágios. Desde transformar uma folha de papel em testes de diagnóstico para a diabetes ou COVID-19 até dimensionar e construir carregadores solares flexíveis para dispositivos eletrónicos, aptos a serem integrados em roupas ou mochilas fotovoltaicas.

"Gosto muito de matemática e de física e gostava de começar a ter contacto com faculdades e cursos de engenharia. Além disso, a área das energias renováveis interessa-me bastante”, conta a “candidata a cientista” Mariana Gonçalves, aluna da Escola Secundária Carlos Ribeiro do Seixal, de 15 anos.

“A impressão 3D sempre foi algo que me despertou bastante curiosidade e poder realmente imprimir um protótipo desenhado por mim seria algo que gostaria imenso de fazer. Para além disso, no futuro gostava de poder usar esta tecnologia para ajudar pessoas e por isso poder aprender a trabalhar com os softwares destas máquinas seria um excelente começo”, explica Catarina Coelho, aluna do 10.º ano da Escola Secundária Emídio Navarro de Almada.

Este ano, a NOVA School of Science and Technology |FCT NOVA promoveu 18 estágios, tendo o DCM/CENIMAT recebido 34 alunos, do 9.º ao 12.º ano, para participar nos seis estágios do programa "Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro".

A 25.ª edição da "Ciência Viva no Laboratório" promove 188 estágios, em 50 instituições, resultando em 501 vagas para estudantes do 9.⁰ ao 12.⁰ ano até 3 de setembro.  Estes estágios proporcionam uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.