Diretor da FCT NOVA em entrevista ao Jornal de Negócios: “Temos de produzir cientistas para o mundo real”

06-09-2021

Em importante entrevista ao "Jornal de Negócios", Virgílio Cruz Machado, fala da revolução que está em marcha na Escola consubstanciada no chamado "Innovation District", que pressupõe um projeto de uma megacidade em Almada.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA pretende atrair algumas das empresas "Big Techs" e apresentar-se como uma "smart city" com a consequente criação de 3.500 a 4.000 novos postos de trabalho. Neste contexto, a Faculdade irá funcionar como um "Innovation hub" que incluirá unidades de investigação de diversas empresas. Este projeto da NOVA, em articulação com a Câmara Municipal de Almada, conta com proprietários e investidores como o Instituto Universitário Egas Moniz, o Madan Parque, a promotora Reformosa, a construtora Construciv e a sociedade Maia e Pereira, bem como com outras entidades como a Cordial Equation, Rustik Puzzle e a Emerging Ocean.

Em curso estão negociações com grandes empresas e o Lidl escolheu a faculdade para a criação da "loja do futuro". As empresas aqui sediadas farão aqui a sua investigação recrutando investigadores da Escola. Importa frisar que as empresas sabem que necessitam de pessoas com formação especializada para concretizarem o desenvolvimento dos seus produtos e serviços.

Em todo o "Innovation District" está prevista a criação de 17 a 20 mil postos de trabalho.

Leia a entrevista completa aqui.