Mais investigadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA no top mundial

05-11-2021

Aumentou para 40 o número de investigadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA incluídos na última atualização ao ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, disponibilizada agora pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA).

A lista, conhecida como “World’s Top 2% Scientists list”, resulta do estudo coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford. Nela estão identificados mais 100 mil investigadores influentes de 149 países, em 22 áreas científicas e 176 disciplinas, cujos trabalhos aceleraram o progresso e a produtividade nas suas áreas. Em Portugal, no total são nomeados mais de 700 investigadores, 40 dos quais da FCT NOVA.

O estudo, agora atualizado e divulgado a 19 de outubro, resultou em duas listas com base em categorias distintas: impacto ao longo da carreira e impacto num único ano. O ranking teve como suporte a Scopus, uma base de dados online internacional de artigos científicos, e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

Dos investigadores da FCT NOVA destacados pela Stanford, fazem parte da lista: Ana Rita C. Duarte (Química), Douglas W. Mckee (Química), Elvira Fortunato (Ciência dos Materiais), Fernando C. Lidon (Ciências da Terra), Fernando Pina (Química), João Paulo G. Crespo (Química), José L. Capelo (Química), José Paulo Sampaio (Ciências da Vida), Luís P. N. Rebelo (Química), Maria Ascensão Reis (Química), Marcos Raydan (Matemática), Manuel A. G. Silva (Engenharia Civil), Pedro Viana Baptista (Ciências da Vida), Rosa M. Miranda (Engenharia Mecânica e Industrial), Rodrigo Martins (Ciência dos Materiais), Rodrigo Gonçalves (Engenharia Civil), Rui Oliveira (Química), Sónia A. C. Carabineiro (Química).

Ainda da lista impacto ao longo da carreira, contam-se os seguintes nomes: João Aires de Sousa (Química), José P.B. Mota (Química), Luís Caires (Informática), Luis M. Camarinha-Matos (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Luís Moniz Pereira (Informática), Manuel Nunes da Ponte (Química), Manuel D. Ortigueira (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Ricardo Vigário (Física), Rita A. Ribeiro (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Svetlozar Velizarov (Química).

Na lista que reporta os investigadores com impacto ao longo do último ano, foram destacados também: Alexandra R. Fernandes (Ciências da Vida),  Alexandre Paiva (Química), Ana Luisa Fernando (Ciências e Tecnologia da Biomassa), Carla Farinha (Ambiente), Catarina Roma-Rodrigues (Química), Dawei Liang (Física), Filomena Freitas (Química),  Hugo Biscaia (Engenharia Mecânica e Industrial), J. P. Oliveira (Engenharia Mecânica e Industrial), João Martins (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), Pedro Barquinha (Ciência dos Materiais) e Tomás B. Ramos (Ambiente).

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA orgulha-se de contar com tantos representantes nesta lista, marca da sua posição enquanto research oriented school.