Nova espécie de dinossauro de 214 milhões de anos descoberta na Gronelândia

04-11-2021

Cerca de 25 anos após as descobertas iniciais, uma equipa internacional de paleontólogos descreve agora  uma nova espécie para a Ciência chamada Issi saaneq. O trabalho publicado no dia 3 de novembro de 2021, na última edição da revista científica Diversity, conta como primeiro autor Victor Beccari, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, Portugal, e da Bayerische Staatssammlung für Paläontologie und Geologie de Munique, Alemanha.

O nome do novo dinossauro homenageia o idioma Inuit local; significando “osso frio”. O dinossauro herbívoro viveu durante o Triássico Superior há aproximadamente 214 milhões de anos. Durante esse tempo, o supercontinente Pangeia separou-se e o Oceano Atlântico começou a formar-se. Issi saaneq está entre os primeiros sauropodomorfos (o grupo de dinossauros do qual mais tarde evoluiu os maiores animais terrestres de todos os tempos) a viver no hemisfério norte. Era um dinossauro de pescoço comprido de tamanho médio e o primeiro sauropodomorfo a atingir latitudes acima de 40 ° Norte.

As primeiras expedições para recuperar fósseis de vertebrados no leste da Gronelândia datam do século 19, e vários tetrápodes foram descritos até agora. Esses fósseis vão do período Devoniano ao Jurássico e contêm alguns animais icônicos, como Ichtyostega, um dos primeiros vertebrados a deixar os oceanos. Durante o final do Triássico, a Gronelândia Oriental estava conectada ao que hoje é a Europa. Foi um ambiente de transição entre o interior seco da Pangeia e as partes periféricas húmidas do continente. Nesse momento, a fauna da Gronelândia Oriental era diversa, com peixes grandes, anfíbios, fitossauros, pterossauros e alguns dos primeiros dinossauros. Embora os dinossauros sejam conhecidos pelos seus esqueletos quase completos e numerosos rastros em Jameson Land, no leste da Gronelândia, apenas alguns de seus ossos já estão preparados e nunca foram completamente descritos.

Isso muda com a descrição de dois crânios quase completos deste dinossauro incluído no trabalho agora publicado, trabalho que contou com a colaboração de investigadores do Museu da Lourinhã em Portugal, da Universidade Martin Luther Halle - Wittenberg na Alemanha, do Geomuseum Faxe e da Universidade de Copenhagen, ambos na Dinamarca.

“Esta é a terceira nova espécie fóssil de vertebrados que a nossa equipa batizou em homenagem à Gronelândia, o que mostra a importância científica daquele território”, afirma Octávio Mateus, acrescentando “É espetacular ter uma tese no nosso Mestrado em Paleontologia da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA com estes resultados e qualidade".

Os restos mortais desses dinossauros foram recuperados por paleontólogos da Universidade de Harvard em expedições à Gronelândia no início dos anos 1990. Um desses espécimes foi originalmente atribuído ao Plateosaurus, um icónico sauropodomorfo do Triássico encontrado na Alemanha, França e Suíça. Já os fósseis de dinossauros foram estudados detalhadamente por Victor Beccari para a sua dissertação de mestrado no curso de Mestrado em Paleontologia da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, sob a orientação de Octávio Mateus da mesma instituição. Durante os seus estudos, encontrou diferenças anatómicas suficientes nos ossos do crânio que permitiram que Beccari separasse o dinossauro da Gronelândia Issi do europeu Plateosaurus.

“Os dois crânios são únicos em muitos aspetos da sua anatomia, como as proporções e formas dos ossos”, diz Beccari. “Esses espécimes certamente pertencem a uma nova espécie, Issi saaneq”. “Naquela época, a Terra passava por mudanças climáticas que permitiram que os primeiros dinossauros herbívoros chegassem à Europa e além”, explica o coordenador do trabalho, Lars Clemmensen, da Universidade de Copenhagen. Os estudos de Clemmensen sobre a geologia da Gronelândia Oriental dataram os afloramentos selvagens de dinossauros da Terra de Jameson nos seus trabalhos anteriores com Dennis Kent (EUA).

“É emocionante descobrir parentes próximos do conhecido plateossauro, do qual mais de cem indivíduos foram encontrados aqui na Alemanha até agora”, disse Oliver Wings, um co-autor da Universidade Martin Luther em Halle-Wittenberg, Alemanha. “Principalmente com uma preservação tão excelente e dois crânios bastante completos”, acrescenta.

Para o estudo do material, ambos os crânios foram submetidos a uma micro-tomografia computadorizada e segmentados, o que permitiu a visualização de estruturas internas e ossos que ainda estavam cobertos por sedimentos, e a criação de modelos 3D que estão disponíveis para download no site MorphoSource . Essa digitalização foi a base para uma descrição completa do espécime, mas também possibilitou que Beccari trabalhasse na sua tese durante o bloqueio da Covid-19.

Os dois crânios de Issi saaneq pertencem a um jovem e a um possível subadulto e  podem ser visitados no Museu da Lourinhã.

Paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa identificam nova espécie de dinossauro na Gronelândia (Expresso)