Primeira ocorrência da extinta girafa gigante Sivatherium na Península Ibérica

11-11-2021

María Ríos, investigadora no GeoBioTec do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, integra a equipa que descobriu as primeiras provas da presença da extinta girafa gigante Sivatherium na Europa Ocidental.

O estudo dos fósseis com 5 milhões de anos, descobertos durante as intervenções paleontológicas resultantes das construções da estrada MU-31 em Puerto de la Cadena (Venta de la Paloma, Murcia), concluiu que representam pelo menos dois indivíduos da espécie.

“A girafa de Puerto de la Cadena representa a primeira evidência de Sivatherium na Europa Ocidental e possivelmente a primeira evidência de Sivatherium hendeyi fora do continente africano”, afirma a co-autora Dra. María Ríos.

Estas novas descobertas, juntamente com a presença de outros táxons africanos no mesmo local, indicam uma conexão entre as faunas africanas e europeias durante o início do Plioceno e estendem a oeste a extensão geográfica desses gigantes extintos, enquanto fornecem pistas importantes sobre sua evolução.

A família das girafas hoje tem apenas dois representantes vivos, a girafa africana, que é o mamífero mais alto da Terra, atingindo 6,1 metros de altura, e a menor e esquiva Okapi, que habita apenas as densas florestas da República Democrática do Congo e tem um pescoço muito mais curto. No entanto, num passado não tão distante (cerca de 10 milhões de anos atrás), a família das girafas estava espalhada por toda a África e Eurásia. Era uma família muito diversa com mais de 50 espécies diferentes. Foi nessa época que a linhagem dos sivatherinos se originou na África, expandindo-se rapidamente por toda a Eurásia. Os representantes posteriores desse grupo sobreviveram em África até o Pleistoceno, provavelmente coexistindo com humanos antes de se tornarem completamente extintos. O clado sivatherino mostrou uma tendência ao gigantismo de uma maneira diferente da girafa que conhecemos, pois em vez de alongar o pescoço ou membros, os sivatherinos aumentaram sua massa corporal e tamanho enquanto eram sustentados por membros relativamente curtos e robustos. Eles também tinham ossicones extremamente grandes e complicados.

O clado dos sivatherinos, assim nomeados em homenagem à divindade hindu Shiva, deus da destruição, foi recuperado pela primeira vez na Índia durante o século 19 e inclui algumas das maiores girafas que já existiram. O primeiro representante do género Sivatherium, Sivatherium hendeyi foi encontrado na Cidade do Cabo, África do Sul, e datava do início do Plioceno de Langebaanweg, há cerca de 5 milhões de anos.

Além do Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA, participaram no estudo a Universidade de Valência, o Museu Nacional de Ciencias Naturais-CSIC e a Dirección General de Bienes Culturales de la CARM.

Leia o artigo aqui.