Elvira Fortunato colabora com BCE no processo de redesenho das notas de euro

07-12-2021

Elvira Fortunato, professora e investigadora do Departamento de Ciência dos Materiais da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, foi a personalidade indicada pelo Banco de Portugal para representar Portugal e colaborar com o Banco Central Europeu na seleção das novas imagens que vão constar nas notas de Euro.

A Professora vai, deste modo, integrar um leque reduzido de individualidades a nível europeu que vai ter a responsabilidade de dar uma opinião sobre os temas que devem constar nas futuras notas, com o objetivo de as tornar mais próximas de todos os cidadãos, independentemente da idade e do contexto. A escolha será depois submetida ao BCE, que garantiu estar aberto a sugestões “tão diversas como a História, as ciências naturais e sociais, artes visuais e tecnologia”.

O processo vai, ainda, contar, num segundo momento, com a participação dos cidadãos da Zona Euro que serão chamados a pronunciar-se sobre os temas selecionados.

As novas notas deverão ser conhecidas em 2024.

Na imprensa

Novas notas de euro chegam em 2024 e quem escolhe os desenhos são os europeus. Elvira Fortunato representa Portugal (Expresso)

Novas notas do euro vão contar com o apoio da investigadora Elvira Fortunato (Público)

Novas notas de euro chegam em 2024 e quem escolhe os desenhos são os europeus (SIC Notícias)