Notícias

Notícias

A 14 de março celebre connosco o Dia Internacional da Matemática

25-02-2022

O Departamento de Matemática da NOVA School of Science and Technology, com o apoio do Centro de Matemática e Aplicações da NOVA, irá, mais uma vez, associar-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática, com atividades direcionadas para o público escolar e para o público em geral.

A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o Dia Internacional da Matemática (DIM). Em 2022, este terá a sua terceira celebração oficial sob o tema “A Matemática Une”.

O dia será celebrado com atividades para o público escolar, dirigidas a turmas ou grupos de alunos do 3.º ciclo e/ou ensino secundário, e requerem inscrição prévia até 4 de março. A proposta deste ano incide sobre uma “missão” que será levada a cabo na própria escola de forma a unir, sob esse pretexto, a restante comunidade escolar. As atividades disponíveis incluem fazer truques de magia matemática, descodificar mensagens secretas, entre muitas outras.

De manhã, às 11h00, o público em geral poderá participar num fórum online, que terá lugar através da plataforma Zoom, subordinado ao tema “A Matemática une... o mundo inteiro”. Neste encontro especialistas e investigadores irão demonstrar como a Matemática é uma linguagem universal, que ultrapassa não só fronteiras geográficas como também culturais e ideológicas. A participação nesta sessão também requer inscrição prévia até 4 de março.

Mais informações no link ou pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt.

Na imprensa

FCT NOVA promove atividades gratuitas para celebrar Dia Internacional da Matemática (Mais Educativa)