Notícias

Notícias

Diretor-Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia na FCT NOVA

01-02-2022

O Diretor-Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Jean-Eric Paquet, esteve na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA na terça-feira, dia 1 de fevereiro, no âmbito da sua visita a Portugal. 

Jean-Eric Paquet, conjuntamente com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participou num diálogo abrangente com a comunidade cientifica e diversos representantes de empresas no Laboratório Associado CENIMAT-i3N - Centro de Investigação de Materiais da FCT NOVA. O encontro contou com a intervenção de abertura de Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, e foi moderado por Elvira Fortunato, professora e investigadora do Departamento de Ciências dos Materiais.

Durante a sessão, que teve transmissão em direto, e que contou com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), José Manuel Mendonça, do Coordenador do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA), João Rocha, do CEO do Centro Internacional do Atlântico – AIR Centre, Miguel Bello, da Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira, e de diversos dirigentes, investigadores e empresários, foram abordadas as prioridades do Espaço Europeu de Investigação (ERA, sigla em inglês), nomeadamente as questões ligadas às carreiras científicas, às infraestruturas científicas, à Ciência Aberta e às missões no âmbito do Horizonte Europa.

A visita do Diretor-Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia proporcionou igualmente uma oportunidade para refletir acerca da participação de Portugal no atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, o Horizonte Europa.

Durante a recente Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Portugal anunciou a pretensão de duplicar a sua participação no programa Horizonte Europa para 2021-2027 face ao programa Horizonte 2020 e de atrair dois mil milhões de euros para atividades de investigação e inovação, tendo em vista uma convergência efetiva para a Europa do Conhecimento até 2030.

A Escola tem estado na vanguarda destas iniciativas, sendo uma das instituições de ensino superior portuguesas com o maior número de bolsas ERC e tem tido a capacidade de criar investigação de excelência que tem vindo a receber não só apoios europeus, como reconhecimento internacional.

Programa.

Jean-Eric Paquet, Diretor-Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia

Manuel Heitor, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

 

O Ministro e o Diretor-Geral a visitar os laboratórios do CENIMAT 

Jean-Eric Paquet no novo laboratório NANOVA

Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação