Empreendedorismo premeia ideias inovadoras na área da saúde

25-02-2022

Na manhã de dia 25 de fevereiro, foram conhecidos os vencedores do Programa de Empreendedorismo 2022,  que permitiu aos alunos acelerar e materializar uma ideia numa solução de mercado.

Os participantes do programa, provenientes de áreas tão diversas como a engenharia química e civil, a biomédica, a informática ou a nanotecnologia desenvolveram projetos de raiz, da ideia ao modelo de negócio, análise de mercado e estudo financeiro. Foram constituídas 200 equipas, mas apenas 14 apresentaram o pitch final numa sessão oficial,  que aconteceu em formato virtual, e só três conquistaram os lugares do pódio.

O primeiro prémio foi para o Gest-O, um teste de gravidez inovador que consiste numa pastilha inteiramente biodegradável. Esta pastilha, em contacto com a urina reage à hormona da gravidez – basta deitar a pastilha para a sanita e a mudança de cor indicará se existe uma gravidez. A equipa foi composta por Catarina Rolo, Daniel Martins, Inês Pimenta estudantes de Engenharia Biomédica, e Diogo Franco e Sofia Charrua, estudantes de Engenharia Química.

Quanto ao segundo prémio foi para o LEPTA equipa formada por Mariana Alves, Miguel Matos, Pedro Tavares, estudantes de Engenharia Mecânica, Inês Gonçalves, de Engenharia Biomédica, e Francisco Pisco, de Engenharia Informática desenvolveram uma tecnologia que permite facilitar a assistência médica ao enfarte do miocárdio, com a coordenação de todos os envolvidos – incluindo técnicos de emergência e médicos – para diminuir o tempo de triagem e facilitar a assistência.

Finalmente, Joana Batista, Bárbara Rodrigues, Matilde Taborda, estudantes de Biotecnologia, Pedro Rodrigues, estudante de Bionergia, e Mariana Castro, estudante de Genética Molecular e Biomedicina, com  a VACCJET , tomaram o terceiro lugar no pódio. A equipa criou uma pistola de vacinação que permite armazenar várias doses à temperatura ideal, utilizando um pistão em vez de agulha – uma solução para reduzir o desperdício e melhorar a eficácia do processo de vacinação.

“Foi há dez anos que começámos este programa de Empreendedorismo, apostando em competências transversais como a gestão de equipas ou o discursar em público e outras valências fundamentais como a criatividade”, explicou Virgílio Machado, diretor da Nova School of Science and Technology. “Atualmente costumo dizer que somos uma tecnológica, apesar de sermos universidade. Temos perspetivas empreendedoras sobre tudo.”

Os três projetos destacados receberam prémios monetários no valor de 1500, 1000 e 500€. Além dos principais prémios atribuídos, também as empresas presentes no jurado destacaram as suas ideias favoritas, distribuindo prémios corporativos no valor de 2500€. A Asseco premiou a Waterfull Life, uma solução de poupança de água do banho; a EY premiou a Crash&Go, uma tecnologia que põe em contacto todos os envolvidos de um acidente (incluindo oficinas e seguradoras); e a Glintt elegeu a LEPT como a melhor ideia, tecnologia de assistência aos doentes de enfarte (duplamente premiada). Já a Introsys destacou a Green Therm, um novo tipo de isolamento para construção constituído por plantas invasoras e máscaras desperdiçadas; e a Jerónimo Martins premiou a Eggshellent, uma solução de aproveitamento das cascas de ovos. Finalmente, o Santander destacou a RECAP, uma nova alternativa sustentável, em bambu, para substituir os tradicionais cartões de PVC.

Além destes prémios foi, ainda, constituído um fundo de 10 mil euros para ajudar as equipas a porem em prática as boas ideias e avançarem para a elaboração de protótipos, por exemplo.

O Programa de Empreendedorismo da FCT NOVA é o principal programa académico de empreendedorismo em Portugal, e o maior da Europa, contando com a participação de mais de mil alunos que, ao longo de três semanas de trabalho, foram acompanhados por 18 professores, coordenados pelos professores António Grilo, Aneesh Zutshi e Fernanda Llussá. O jurado do programa de 2022 foi constituído por Daniel Araújo, CEO da Asseco, João Pires, Senior Manager Technology da EY, Nuno Flores, CEO da Introsys, Rui Tomás, Consumer Innovation Director da Jerónimo Martins, Hugo Maia, Innovation Director da Glintt Inov, Luís Taniça, CTO do Santander e Elvira Fortunato, vice-reitora I&D da Universidade Nova de Lisboa.

Na imprensa

"Teste de pastilha" e "pistola para vacinas" dão prémio para novas ideias na saúde (Dinheiro Vivo)

Teste de gravidez com pastilha biodegradável vence programa de empreendedorismo da FCT NOVA (Link to Leaders)

NOVA School of Science and Technology premeia ideias inovadoras na área da saúde (Executive Digest)