É a Linguagem um Espelho da Mente ? Perspetivas de Fernando Pereira, VP na Google, na Distinguished Lecture DI/NOVA LINCS 2022

13-05-2022

A 10.ª Distinguished Lecture, promovida pelo Departamento de Informática e o NOVA LINCS, será proferida por Fernando Pereira, Vice-Presidente e Engineering Fellow na Google, onde lidera a investigação e desenvolvimento em processamento de linguagem natural e machine learning.

Com uma carreira de investigação de enorme sucesso na área da inteligência artificial, processamento de linguagem natural e aprendizagem automática, Fernando Pereira estará no Grande Auditório da FCT NOVA, no dia 25 de maio pelas 15h00, com a palestra “Does Language Mirror the Mind? A Personal Journey”.

Conta com mais de 120 publicações em linguística computacional, aprendizagem automática, bioinformática, reconhecimento da fala e programação em lógica, bem como várias patentes. Foi nomeado AAAI Fellow em 1991 por contribuições para a linguística computacional e programação em lógica. Em 2010, foi eleito ACM Fellow por contribuições para modelos de aprendizagem automática de linguagem natural e sequências biológicas, e ACL Fellow por contribuições para modelagem de sequências, métodos de estados finitos e dependência e análise dedutiva.

Entre os cargos de relevo que ocupou destacamos a presidência da Association for Computational Linguistics em 1993, a chefia do departamento de Aprendizagem Automática e Extração de Informação da AT&T Labs e os diversos cargos de investigação e gestão na SRI International.

Desde 2012, que, em iniciativa conjunta, o DI e o NOVA LINCS organizam esta série de palestras com o objetivo de inspirar os alunos através de um contacto direto com investigadores e profissionais que estão na linha da frente na área da engenharia informática e ciências da computação, assinalando esta edição o marco de uma década.

Na imprensa

Falem com as máquinas (Expresso)