Pedro Barquinha conquista segunda bolsa ERC

24-05-2022

Pedro Barquinha, Professor no Departamento de Ciência dos Materiais e investigador no Cenimat da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, acaba de ser distinguido com a bolsa Proof of Concept do European Research Council (ERC), a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa.

Com uma bolsa no valor de 150 mil euros para cada investigador, e abrangendo uma diversidade de campos e questões de investigação, este financiamento faz parte do programa de investigação e inovação da União Europeia, o Horizonte Europa.

Pedro Barquinha, Professor Associado do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA, foi um dos dois investigadores portugueses a receber esta bolsa, com o projeto "FLETRAD: Flexible and transparent platform based on oxide transistors for detection and readout of ionizing radiation", que visa o desenvolvimento de uma plataforma de deteção de radiação totalmente flexível e transparente.

A radiação ionizante apresenta riscos para a saúde que são do conhecimento geral mas, se for utilizada de forma controlada, pode ser a base de aplicações relevantes que vão desde a saúde até a segurança civil. Quer se trate do controlo adequado da dose recebida por pacientes em tratamentos médicos ou trabalhadores em ambientes de radiação perigosos, ou mesmo para dispositivos de imagem de alta resolução - é necessária a quantificação adequada das doses de radiação.

A FLETRAD propõe, assim, o desenvolvimento de uma plataforma que deteta a radiação de forma completamente flexível e transparente, abrindo portas para uma oportunidade de mercado inovadora. Neste projeto é utilizada a ideia patenteada de transístores de óxido como detetores de radiação de ionização direta assim como o conhecimento alcançado no projeto TREND (bolsa ERC Starting Grant) focado na eletrónica de óxido miniaturizada que utiliza materiais e processos sustentáveis.

A edição deste ano das bolsas Proof of Concept inclui dois concursos, sendo que os vencedores da primeira ronda foram já anunciados em fevereiro, com as investigadoras da FCT NOVA Elvira Fortunato e Cecília Roque a serem distinguidas. Com a bolsa atribuída a Pedro Barquinha, a faculdade acumula assim 12 bolsas ERC, reforçando a sua posição de liderança no número de bolsas concedidas aos seus investigadores.

Os 55 projetos agora selecionados para as bolsas incluem investigadores da Holanda (10), Reino Unido (7), Itália (6), Alemanha (5), Israel (5), Espanha (4), França (5), Áustria (3), República Checa (2), Finlândia (2), Portugal (2), Bélgica (1), Turquia (1), Suécia (1), Roménia (1) e Noruega (1).

Na imprensa

Investigador português garante 150 mil euros para desenvolver plataforma inovadora de medição de radiações ( Sapo)

Investigador português arrecada financiamento para desenvolver plataforma de medição de radiações (ComputerWorld)