Ciência Viva: Estágios em Química promovem a sustentabilidade

26-07-2022

O Departamento de Química, em colaboração com o centro de investigação MEtRICs, promoveram quarto estágios no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório 2022.

Nestes estágios foram recebidos 11 estudantes do secundário que tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e o campus de Caparica.

Os alunos também vestiram a bata e fizeram ensaios importantes para ajudar a avaliar se os resíduos agroalimentares e florestais ricos em lenhocelulose podem ser usados na preparação de nanocelulose e se esta pode ser incorporada com sucesso em bioplásticos, contribuído para o reforço destes biopolímeros; ajudaram a avaliar se os frutos do figo da índia podem ser usados como sensores para avaliar alimentos deteriorados; descobriram se os diferentes compostos podem servir como fertilizante para a agricultura e se podem ou não ser tóxicos para a saúde pública e dos ecossistemas e perceberam se as biomassas ricas em material lenhocelulósico, como as canas, podem ser usadas na fitorremediação de solos contaminados com metais pesados e ao mesmo tempo na produção de bioenergia.

Os alunos foram recebidos e acompanhados por Ana Luisa Fernando, João Pires, Leandro Gomes, Carolina Rodrigues, Filipa Pires e Marcelo Abias.

A FCT NOVA acolheu 30 estágios Ciência Viva que contaram com a participação de 126 estudantes do secundário. Esta parceria, já com 25 anos, promove o contacto com o mundo da investigação e apoia nas decisões para o futuro académico e profissional.

O Departamento ainda contou com a Escola de Verão NQA, promovida entre os dias 11 e 15 de julho pelo Núcleo de Química Aplicada da FCT NOVA, ; em setembro decorrerá a Universidade de Verão de Bioquímica, do Núcleo de Bioquímica

Na imprensa

Nova edição do Ciência Viva no Laboratório (República Portuguesa)

Começou a 26.ª edição do Ciência Viva no Laboratório (Ciência Viva)