20-07-2022
Fotos: FranciscoLima/Ciência Viva
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve na manhã de dia 19 de julho nos laboratórios do Cenimat, na FCT NOVA, a visitar sete dos estágios de verão organizados no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório-Criar Futuro 2022.
Elvira Fortunato regressou, assim, à Universidade onde foi vice-reitora e ao Centro de Investigação de Materiais do qual foi diretora e onde desenvolveu projetos premiados como o transístor de papel. Agora como ministra teve a oportunidade de falar com os diversos estudantes do ensino secundário que rumaram à Caparica para serem cientista por uma semana.
A comitiva pode provar o resultado do trabalho dos alunos do estágio “Cozinha com Ciência” e esteve à conversa com os jovens do estágio “Uma folha de papel pode ser um sensor”, quiçá futuros investigadores na área em que a antiga professora foi pioneira. A visita incluiu ainda os estágios “Impressão de tintas inteligentes”, “Materiais para captura de CO2”, “Vamos produzir nanopartículas capazes de purificar a água contaminada”, “Faz do Sol a tua Fonte de Energia” e “E se aplicarmos teias magnéticas em medicina?”.
“Queremos estimular as carreiras das ciências e engenharias, em particular das mulheres, e por isso promovemos iniciativas como esta para dar a oportunidade de conhecer e ficar fascinado com a potencialidade destas carreiras”, explicou a Ministra em resposta ao aluno que questionou o motivo destas iniciativas.
No decorrer da visita foi ainda descerrada uma placa em homenagem da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, distinguindo assim os contributos científicos e pedagógicos dados por Elvira Fortunado à frente do CENIMAT.
Nesta 26.ª edição do programa Ciência Viva no Laboratório, a FCT NOVA contou com 30 atividades desenvolvidas em diversos centros de investigação. A Escola tem sido uma das parceiras do programa desde a sua origem, o que espelha o esforço da FCT NOVA em divulgar e difundir junto dos mais novos as áreas das ciências e das engenharias.
A acompanhar a visita estiveram o Secretário-Geral da Educação e Ciência, Raúl Capaz Coelho, a Presidente do Ciência Viva, Rosalia Vargas, a Vice-Presidente da Câmara Municial de Almada, Teodolinda Silveira, o Coordenador Científico do CENIMAT|i3N, Rodrigo Martins, o Organizador do Ciência no CENIMAT|i3N, Rui Igreja, o Presidente do DCM FCT NOVA, João Paulo Borges, a Presidente do Conselho de Faculdade da FCT NOVA, Nélia Rodrigues da Câmara, a Subdiretora para o Conselho Pedagógico, Carla Quintão, o Subdiretor para a Inovação e Investigação, Eurico Cabrita, e o Coordenador Geral dos Centros de Investigação da FCT NOVA, Luís Caires.
Mais fotos aqui.
Na imprensa
Nova edição do Ciência Viva no Laboratório (República Portuguesa)
Começou a 26.ª edição do Ciência Viva no Laboratório (Ciência Viva)
Portugal em Direto: Lançamento do Ciência Viva no Laboratório 2022 (RTP)
Estágios Ciência Viva nos Laboratórios 2022 - Falar Global (CMTV)