Notícias

Notícias

Filme “Il Buco” celebra Dia Internacional da Geodiversidade | 6 de outubro

06-10-2022

Este 6 de outubro, a Sociedade Geológica de Portugal (SGP), em parceria com a distribuidora cinematográfica RISI Film, estreia o filme “Il BUCO” , do realizador italiano Michelangelo Frammartino, galardoado com o Prémio Especial do Festival de Veneza de 2021, em celebração do Dia Internacional da Geodiversidade.

O filme é uma homenagem aos espeleólogos que, na década de 60 do século passado, descobriram e reconheceram um sistema cársico designado por "l'Abisso del Bifurto" nos Montes Cantábricos (Itália), uma expressão notória de Geodiversidade, formado essencialmente por poços e galerias até à profundidade de (-)683m, a terceira cavidade cársica mais profunda até então descoberta.

Após a exibição do filme irá decorrer uma mesa redonda/webinar alusiva ao Dia Internacional da Geodiversidade que conta com a moderação de José Carlos Kullberg, Professor do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, investigador no GeoBioTec e Presidente da Direção da SGP.

A SGP dispõe de 40 bilhetes gratuitos para a apresentação (presencial) do filme. O(a)s interessado(a)s -- até quatro pessoas por pedido -- deverão escrever para o endereço de email webmaster@socgeol.pt, indicando o nome dos interessados; a entrada na sala é feita indicando o(s) nome(s).

Mais informações no Facebook da SGP. A sessão será difundida em tempo real por streaming, através do canal de Youtube da Sociedade Geológica de Portugal. A ligação, para os participantes online, será estabelecida por volta das 20h30.